USCS - Repositório Digital >
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE >
Dissertações - Mestrado Profissional em Educação >
Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link:
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1173
|
Título: | Trabalho Final - Cuidar e educar nas creches do município de Mauá/SP: Contribuições ao trabalho do professor coordenador pedagógico |
Autores: | Andrade, Fernanda Feliciano de Rosa, Sanny Silva da (orientadora) |
Palavras-chave: | Cuidar e Educar; Creche; Divisão de Papéis Profissionais; Professor-Coordenador Pedagógico; Município de Mauá, SP. |
Data de Emissão: | 22-Fev-2018 |
Resumo: | Este trabalho teve origem nas preocupações relacionadas às práticas de educação infantil (creches) da Prefeitura do Município de Mauá, estado de São Paulo, frente à divisão de papéis entre professores e auxiliares de desenvolvimento infantil no trabalho com as crianças de 0 (zero) a 3 (três) anos de idade. O foco de atenção deste estudo recaiu sobre a indissociabilidade entre o cuidar e o educar como elementos
essenciais para o desenvolvimento integral das crianças. A pesquisa foi organizada em torno da seguinte questão-problema: como tem sido enfrentado pela gestão pedagógica o desafio de articular as atribuições desses profissionais nas creches do
município de Mauá? O objetivo geral da pesquisa foi levantar informações para subsidiar o trabalho dos professores coordenadores pedagógicos das creches públicas desse município. Para tanto, foram definidos três objetivos específicos: I) traçar o perfil dos profissionais que atuam nas vinte e sete unidades creches de período integral de Mauá; II) construir um diagnóstico das dificuldades e desafios
enfrentados no dia a dia do trabalho dentro das creches municipais; III) por fim, com base nos dados levantados, elaborar uma proposta de trabalho que auxilie o professor
coordenador pedagógico a enfrentar o desafio de articular o “cuidar” e o “educar”enquanto persistem as controvérsias políticas e jurídicas que sustentam a divisão de tarefas nas creches públicas do município. Assim, como produto final deste trabalho foi elaborada uma proposta formativa de professores e auxiliares de educação infantil, com base nos princípios da pesquisa-ação colaborativa. Os resultados desta investigação confirmam que recai sobre o professor coordenador pedagógico a tarefa de contornar dificuldades que só serão resolvidas no campo das políticas públicas de educação, concluindo-se, portanto, que ainda há um longo caminho a ser percorrido
para superar as insuficiências históricas dessa etapa da educação brasileira que penalizam tanto os profissionais como as crianças pequenas em uma fase tão essencial de seu desenvolvimento. |
Descrição: | Trabalho Final de Curso apresentado ao
Programa de Pós-Graduação em Educação –
Mestrado Profissional – da Universidade
Municipal de São Caetano do Sul como
requisito parcial para a obtenção do título de
Mestre em Educação. |
URI: | http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1173 |
Aparece nas Coleções: | Dissertações - Mestrado Profissional em Educação
|
Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.
|