Repositório Digital da USCS Site da USCS, clique aqui!
 

USCS - Repositório Digital >
Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA >
Artigos - Pós-Graduação em Administração >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1009

Título: A infraestrutura das escolas de ensino fundamental da Região do Grande ABC paulista
Autores: GARCIA, Paulo Sérgio
PREARO, Leandro Campi
ROMEIRO, Maria do Carmo
BASSI, Marcos Sidnei
Palavras-chave: Infraestrutura
Escolas
Ensino Fundamental
Data de Emissão: Jul-2014
Fonte: GARCIA, Paulo Sérgio; PREARO, Leandro Campi; ROMEIRO, Maria do Carmo; BASSI, Marcos Sidnei. A infraestrutura das escolas de ensino fundamental da Região do Grande ABC paulista. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 9, n. 3, p. 614-641, 2014.
Resumo: No Brasil, o sistema de avaliação educacional procura investigar e compreender os fatores que influenciam o desempenho dos alunos em testes de larga escala para, com tal entendimento, lançar políticas para melhorar da educação brasileira. Um desses fatores é a infraestrutura das escolas que no cenário brasileiro influencia a aprendizagem dos alunos. Este estudo investiga, explorando, identificando e descrevendo, a infraestrutura das escolas de ensino fundamental da Região do Grande ABC Paulista, coletando informações a partir do Censo escolar de 2013 e analisando-as sob a perspectiva quantitativa. Foram identificadas e analisadas 17 categorias (Água filtrada, Sanitário, Esgoto, Cozinha, Energia Elétrica, Laboratório de informática, Laboratório de Ciências, Biblioteca, TV, DVD, Acesso à Internet, Computadores, Sala de Diretoria, Sala de professores, Impressora, Copiadora e Quadra esportiva) e realizadas comparações com o cenário brasileiro. Os resultados mostraram que a infraestrutura escolar da Região está bem consolidada, superando de longe a dura realidade brasileira. Em uma escala desenvolvida por pesquisadores brasileiros para medir a infraestrutura das escolas, a Região está situada no nível avançado (74%). A compreensão de tal realidade pode favorecer a reflexão sobre possíveis alternativas para a organização ou reformas do sistema educacional ou das escolas.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1009
ISSN: 1982-5587
2446-8606
Aparece nas Coleções:Artigos - Pós-Graduação em Administração

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
6841-19745-1-PB.pdf368,19 kBAdobe PDFSobre Embargo Ver/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul  - Fale conosco