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http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1009
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Título: | A infraestrutura das escolas de ensino fundamental da Região do Grande ABC paulista |
Autores: | GARCIA, Paulo Sérgio PREARO, Leandro Campi ROMEIRO, Maria do Carmo BASSI, Marcos Sidnei |
Palavras-chave: | Infraestrutura Escolas Ensino Fundamental |
Data de Emissão: | Jul-2014 |
Fonte: | GARCIA, Paulo Sérgio; PREARO, Leandro Campi; ROMEIRO, Maria do Carmo; BASSI, Marcos Sidnei. A infraestrutura das escolas de ensino fundamental da Região do Grande ABC paulista. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 9, n. 3, p. 614-641, 2014. |
Resumo: | No Brasil, o sistema de avaliação educacional procura investigar e compreender os fatores que influenciam o desempenho dos alunos em testes de larga escala para, com tal entendimento, lançar políticas para melhorar da educação brasileira. Um desses fatores é a infraestrutura das escolas que no cenário brasileiro influencia a aprendizagem dos alunos. Este estudo investiga, explorando, identificando e descrevendo, a infraestrutura das escolas de ensino fundamental da Região do Grande ABC Paulista, coletando informações a partir do Censo escolar de 2013 e analisando-as sob a perspectiva quantitativa. Foram identificadas e analisadas 17 categorias (Água filtrada, Sanitário, Esgoto, Cozinha, Energia Elétrica, Laboratório de informática, Laboratório de Ciências, Biblioteca, TV, DVD, Acesso à Internet, Computadores, Sala de Diretoria, Sala de professores, Impressora, Copiadora e Quadra esportiva) e realizadas comparações com o cenário brasileiro. Os resultados mostraram que a infraestrutura escolar da Região está bem consolidada, superando de longe a dura realidade brasileira. Em uma escala desenvolvida por pesquisadores brasileiros para medir a infraestrutura das escolas, a Região está situada no nível avançado (74%). A compreensão de tal realidade pode favorecer a reflexão sobre possíveis alternativas para a organização ou reformas do sistema educacional ou das escolas. |
URI: | http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1009 |
ISSN: | 1982-5587 2446-8606 |
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