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Título: O Ensino Médio nos Municípios do Grande ABC Paulista: Análise e Interpretação de alguns Indicadores de Desempenho
Autores: GARCIA, Paulo Sérgio
PREARO, Leandro Campi
ROMEIRO, Maria do Carmo
BASSI, Marcos Sidnei
Palavras-chave: Avaliação escolar
Ensino médio
Desempenho escolar
ENEM
Data de Emissão: Nov-2016
Fonte: GARCIA, Paulo Sérgio; PREARO, Leandro Campi; ROMEIRO, Maria do Carmo; BASSI, Marcos Sidnei. O Ensino Médio nos Municípios do Grande ABC Paulista: Análise e Interpretação de alguns Indicadores de Desempenho. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, v. 9, n. 2, p. 1-25, nov. 2016.
Resumo: O Ensino Médio (EM) no Brasil se caracteriza pelo nível de ensino onde ocorrem as maiores discussões em virtude dos constantes problemas em relação ao acesso, à permanência, às altas taxas de reprovação e à qualidade do ensino. Este estudo, utilizando métodos mistos, revela e analisa a situação do EM das escolas estaduais do grande ABC Paulista. O foco da pesquisa está relacionado aos índices de reprovação, distorção idade-série, abandono escolar e ao desempenho das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os resultados encontrados mostraram altas taxas de reprovação, de distorção e de abandono escolar, centralizados, sobretudo no primeiro ano escolar. Na região, a cada hora um aluno abandona o EM, revelando uma realidade empobrecida. A contextualização desses resultados indicou uma demanda que responsabiliza alunos, famílias, professores e gestores escolares. Paralelamente, os dados do ENEM revelaram que o pior desempenho ocorreu na área de Ciências da Natureza e que em todas as cidades analisadas o nível socioeconômico interferiu no desempenho das escolas, sinalizando que mesmo em uma das regiões mais ricas do país a condição social, econômica e cultural dos familiares interfere, em grande medida, nas aquisições cognitivas dos alunos. Esses resultados podem ser utilizados pelas autoridades políticas e educacionais para fomentar discussões sobre a melhoria deste nível de ensino.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1004
ISSN: 1989-0397
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