Repositório Digital da USCS Site da USCS, clique aqui!
 

USCS - Repositório Digital >
Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA >
Artigos - Pós-Graduação em Administração >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1003

Título: Diretores de escola e gestão democrática na região do ABC paulista
Autores: GARCIA, Paulo Sérgio
PREARO, Leandro Campi
ROMEIRO, Maria do Carmo
BASSI, Marcos Sidnei
Palavras-chave: Perfil profissional
Diretor escolar
Gestão democrática
Data de Emissão: Jan-2016
Fonte: GARCIA, Paulo Sérgio; PREARO, Leandro Campi; ROMEIRO, Maria do Carmo; BASSI, Marcos Sidnei. Diretores de escola e gestão democrática na região do ABC paulista. Revista on line de Política e Gestão Educacional, n. 20, n. 1, 2016.
Resumo: Brasil enfrenta o desafio de promover a qualidade na escola pública brasileira e, neste processo, entre muitas coisas, o diretor escolar tem um papel relevante. Trata-se de um profissional que influencia a escola e os resultados dos alunos por meio de seu perfil e das formas de condução da gestão democrática. Este estudo tem o objetivo identificar e analisar as características dos diretores escolares da Região do Grande ABC Paulista e, paralelamente, investigar como os processos de gestão democrática têm sido conduzidos nas escolas públicas da mesma região. Um estudo de caso foi utilizado para coletar informações, inicialmente, no Censo Escolar de 2013 sobre o perfil do diretor e sobre os processos da gestão democrática. Esses achados foram contextualizados a partir de entrevistas com diretores (N=26) das unidades escolares da região. Os resultados mostraram que a maioria dos diretores são mulheres, acima dos 40 anos idade, formadas em pedagogia, em instituições privadas, cursos presenciais, com experiência de mais de cinco anos. Em relação à gestão escolar democrática, constatou-se que se trata ainda de um processo frágil, mais fortalecido no discurso das pessoas do que da concretude das realizações escolares. A gestão democrática é ainda muito mais um símbolo inspirador do que um marco que incita à ação. Os resultados deste estudo podem ser utilizados para fomentar discussões entre especialistas e gestores, bem como nos cursos de formação de diretores.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1003
ISSN: 1519-9029
Aparece nas Coleções:Artigos - Pós-Graduação em Administração

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
9394-25640-1-SM.pdf541,15 kBAdobe PDFSobre Embargo Ver/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul  - Fale conosco