Prof. Dr. Marco Antonio Pinheiro da SilveiraFlávio Corrêa Rangel2025-03-302025-03-30https://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1242O interesse pelo tema estudado neste trabalho surgiu da constatação de que há poucos estudos que consideram a transferência de informação que envolve o mercado de reposição automotiva. O trabalho teve como objetivo identificar os principais fluxos de informação existentes entre fabricantes de autopeças e seus clientes, tanto montadoras quanto mercado de reposição, sendo que fluxo de informação é compreendido como conteúdo (refere-se à mensagem transmitida ou dita) transferido por um meio (método usado para transmitir informações). Entre os trabalhos considerados na base teórica, destacou-se Prahinski (2001), em que a autora estuda a comunicação entre empresa compradora e fornecedor. A metodologia adotada foi o estudo de casos múltiplos, utilizando múltiplas fontes de evidências de natureza exploratória e qualitativa, com o uso de roteiro para a entrevista semi-estruturada com perguntas abertas aplicado aos profissionais de áreas específicas de três empresas. Foi efetuada análise de categorias identificadas no conteúdo das entrevistas. Os fluxos de informação foram classificados segundo as facetas da informação: Conteúdo, Meio, Direção ou Feedback, Formalidade, Influência na comunicação, Intensidade, Centralidade e Complexidade. Entre os principais resultados do trabalho está a identificação dos principais fluxos de informação, divididos em OEM e reposição, por ordem de importância atribuída pelos entrevistados: Informações sobre qualidade, Informações técnicas, Previsão de estoque, Redução de custos e Informações de mercado. Os fluxos de informação identificados no segmento de reposição, por ordem de importância, foram: Informações técnicas, Informações de mercado, Previsão de estoque, Informações de qualidade e Redução de custos. Foi possível tirar algumas conclusões a partir da realização deste estudo exploratório. Percebeu-se que o fluxo de informação explícita é tão importante quanto a tácita no segmento de reposição. A pesquisa indicou também que os fluxos de informação da área técnica são mais intensos em OEM do que em reposição, e que os fluxos de informação de mercado são mais intensos na reposição. O fluxo de informação sobre previsão de estoque no segmento de OEM baseia-se em contratos e na reposição, em estimativa. O estudo também mostrou associação dos fluxos identificados com os da literatura.Interest in the subject studied in this work came from the fact that there are few studies that consider the transfer of information involving the automotive aftermarket. The study aimed to identify the main information flows between parts manufacturers and their customers, assemblers and aftermarket, and the flow of information is understood as content (refer to the message conveyed or such) transferred by a means (method used to transmit information). Among the works on the theoretical basis, stood out Prahinski (2001), in which the author examines the communication between buyers and suppliers. The methodology used was the multiple case study using multiple sources of evidence is an exploratory and qualitative, using roadmap for semi-structured interview with open questions applied to specific professional areas of three companies. Analysis was performed categories identified in the interviews. Information flows were classified according to the facets of information: Content, Method, Direction or Feedback Formality, Influence communication, intensity, centrality and complexity. Among the main results of the work is identifying the key information flows, divided into OEM and replacement, in order of importance attributed by respondents: information quality, technical information, forecast inventory, reduction of cost and market information. Information flows identified in the replacement segment, in order of importance, were: technical information, market information, stock temperature, information quality and cost reduction. It was possible to draw some conclusions from this study exploratory. It was observed that the flow of explicit information is as important as implied in the replacement segment. The survey also indicated that the flow of information from the technical area are more intense than in OEM replacement, and that the flow of market information are more intense in parts. The flow of information on forecasting stock in the OEM segment is based on contracts and replacement in the estimate. The study also showed an association with the pattern identified in the literature.TRANSFERÊNCIA DE INFORMAÇÃO NA CADEIA DE AUTOPEÇAS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS SEGMENTOS DE OEM E REPOSIÇÃOAutopeças OEM e ReposiçãoFacetas da Comunicação e Fluxo de InformaçãoTransferência de InformaçãoInformation transferOEM and replacement auto partsaspects of communication and information flow.