Profª. Drª. Ana Cristina de FariaJoão Abinajm Filho2025-03-302025-03-30https://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1238A Cadeia de Suprimentos da indústria automotiva é uma das mais globalizadas e competitivas do mundo. Por esta razão, sempre esteve à frente na implantação de processos inovadores, tanto em tecnologia, processos, e principalmente, quanto à gestão dos negócios. Com o objetivo de aumentar o foco no "core business" e reduzir custos, as montadoras têm continuadamente terceirizado processos, o que definitivamente alterou a arquitetura da CS tradicional, tipicamente vertical nas décadas anteriores, para o formato modular. Por outro lado, a arquitetura modular requer relacionamentos mais próximos entre os atores da CS; parceria, compartilhamento das informações, confiança e comprometimento, e naturalmente as ferramentas para fazer tudo isso factível e eficiente. Entretanto, apesar das necessidades requeridas desta nova arquitetura da CS, nem todas as montadoras estão suficientemente prontas para a gestão do compartilhamento da informação com seus fornecedores, podendo gerar os danos do Efeito Chicote. As Metodologias aplicadas na Pesquisa foram; Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Bibliométrica e Pesquisa de Campo ou Levantamento (Survey). Conforme evidenciado nas pesquisas de campo e bibliográfica, a Confiança na CS automotivas e a adoção de medidas contra o Efeito Chicote modificam-se de acordo com a montadora. No Brasil o fraco compartilhamento de informações e a desconfiança entre autopeças e montadoras verificaram-se inclusive entre relacionamentos ais intensos de montadoras e fornecedores, que envolviam grande número de itens comercializados e a alta frequência de entrega de materiais, processos que requerem forte parceria. No ranking das 5 montadoras avaliadas; Fiat, GM, Honda, Toyota e VW, a melhor colocação foi da GM, totalizando 2103 pontos, entre 3240 possíveis, desempenho 35% aquém do ideal. Avaliar o desempenho de fornecedores e clientes de uma CS é avaliar a própria CS como um todo. Envolve diversos atores, parâmetros e análises conforme os estudos dos autores aqui referenciados, entretanto dependerá principalmente da visão dos atores que se integram intrinsicamente em fluxos e processos logísticos, tecnologias, percepções da qualidade e necessidades do mercado. O segmento automotivo brasileiro necessita padronizar a avaliação dos processos logísticos para torna-lo mais justos e coerentes, tanto para os fornecedores como para as montadoras para aperfeiçoar a CS como um todo, e assim estabelecer um sério e real do processo de parceria colaborativa.The supply chain of the automotive industry is one of the most globalized and competitive industries in the world. For this reason, it has always been ahead of the implementation of innovated processes both in technology, business processes and mainly regarding business management. In order to emphasize the focus on the core business and reduce costs, the automakers have continuously implemented outsourced processes which have definitely changed the traditional supply chain architecture, typically vertical in the previous decades to a modular format. On the other hand, the modular architecture requires closer relationships between supply chain actors; partnership, information sharing, commitment and naturally the tools to make it all feasible and effectively. However, despite the requirements demanded for the new supply chain architecture, not all automakers are ready to manage information sharing with its supply chain suppliers, what can generate the harmful damages of the Bullwhip Effect. The Methodology applied in the Research were; Bibliographic Research, Bibliometric Research and Survey. As per evidences raised by the Bibliographic research or by the Survey, trust in the Automotive Supply Chains and the adoption of countermeasures against the Bullwhip Effect change according to each Automaker. In Brazil the poor information sharing and distrust between the autoparts and the automakers could be detected even in very intense relationships which included the purchase of large number of items with high delivery frequencies, processes which generally require strong partnership between players. The ranking of five automakers evaluated has pointed out General Motors in the first position, totaling 2013 points out of 3240 possible, a performance 35% below the highest score. When you measure the performance evaluation of vendors and buyers of one Supply Chain individually, you are measuring the performance evaluation of the Supply Chain as a whole. It includes several players, parameters and analysis as per the authors’ studies hereby referrenced, however, it will depend mainly on the vision of the Supply Chain players, who are intrinsically integrated in materials flows, logistics processes, technologies, and their perceptions of quality and the market requirements. The Brazilian automotive segment needs to standardize its performance evaluation of logistics processes, in order to make it more just and coherent, both for suppliers and automakers so to improve the Automotive Supply Chain as a whole, and to enable a real and serious collaborative partnership between players.CONFIANÇA, COMPROMETIMENTO E EFEITO CHICOTE NA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS AUTOMOTIVACadeia de SuprimentosComprometimentoConfiançaEfeito ChicoteIndústria AutomobilísticaAutomotive Industry; Bullwhip Effect; Commitment; Supply Chain; Trust.