Profª. Drª. Isabel Cristina dos SantosNilson Cibério de Araújo Leão2025-01-232025-01-232020-08-10https://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/591A literatura no campo de Serviços baseada na lógica dominante do serviço está em constante evolução. Estudos concluem que comprometimento e confiança estão, direta ou indiretamente, associados ao relacionamento no ambiente de ecossistemas de serviço, integrando pessoas e recursos de interação com foco na cocriação de valor. Este estudo tem por objetivo investigar empiricamente quais fatores associados ao comprometimento e à confiança influenciam o engajamento para a cocriação de valor em Ecossistemas de Serviço. O estudo pressupõe que valores compartilhados, benevolência e benefícios do relacionamento são recursos aportados inicialmente como influenciadores da interação e investimento no relacionamento. Esses três fatores antecedem confiança e comprometimento, reforçando o vínculo relacional, com consequente transferência de conhecimento pela valorização do uso (trocas) no ecossistema de serviço, valor percebido e habilidade proativa para o engajamento, visando à cocriação de valor com o ator recebedor do serviço. A metodologia adotada foi a Modelagem de Equações Estruturais com base em mínimos quadrados parciais para a medição e teste de 15 hipóteses do modelo proposto, que considerou nove fatores mais destacados na literatura, e no entreçamento de duas teorias: a Lógica Dominante do Serviço e a Teoria da Confiança e Comprometimento. O modelo proposto foi validado por especialistas e o instrumento de campo foi pré-testado por um grupo de 60 respondentes. Posteriormente, o instrumento foi aplicado a um conjunto 163 representantes de empresas do tipo startup, relacionadas ao contexto de ecossistemas de serviço e integradas por meio de plataforma. Após analisados, os dados obtidos permitiram confirmar onze hipóteses. Foi possível identificar quais fatores influenciam o engajamento para a cocriação de valor com a mediação da confiança e do comprometimento entre os membros do Ecossistema de Serviço analisado, e assim estabelecer a relação entre os fatores de forma a constituir um instrumento gerencial importante de relacionamento e engajamento entre os membros de um Ecossistema. Entretanto, a orientação do estudo no Ecossistema de Serviço impõe certo grau de relativização dos resultados, ao mesmo tempo em que gera uma oportunidade de replicação do modelo proposto para estudos em outros tipos de Ecossistemas.The literature in the field of services based on the service dominant logic is constantly evolving. Studies conclude that commitment and trust are directly or indirectly associated with relationships in the service ecosystem environment, integrating people and interaction resources with a focus on co-creating value. This study aims to empirically investigate which factors associated with commitment and trust influence the engagement for the co-creation of value in Service Ecosystems. The study assumes that shared values, benevolence and benefits of the relationship are resources contributed initially as influencing interaction and investment in the relationship. These three factors precede trust and commitment, reinforcing the relational bond, with a consequent transfer of knowledge by valuing use (exchanges) in the service ecosystem, perceived value and proactive ability to engage, aiming at co-creating value with the actor receiving the service. The adopted methodology was the Structural Equation Modeling based on partial least squares for the measurement and testing of 15 hypotheses of the proposed model, which considered nine most prominent factors in the literature and in the interconnection of two theories: the Dominant Service Logic and Theory Trust and Commitment. The proposed model was validated by specialists and the field instrument was pre-tested by a group of 60 respondents. Subsequently, the instrument was applied to a group of 163 representatives of companies, of the startup type, related to the context of service ecosystems, and integrated through a platform. After analyzed, the obtained data allowed to confirm eleven hypotheses. It was possible to identify which factors influence the engagement for the co-creation of value through the mediation of trust and commitment among the members of the analyzed Service Ecosystem, and thus establish the relationship between the factors in order to constitute an important managerial tool of relationship and engagement. among the members of an Ecosystem. However, the orientation of the study in the Service Ecosystem imposes a certain degree of relativization of the results, at the same time that it generates an opportunity to replicate the model proposed for studies in other types of Ecosystem.ECOSSISTEMAS DE SERVIÇO: UMA ANÁLISE DO ENGAJAMENTO E COCRIAÇÃO DE VALOR EM COMUNIDADES DE STARTUPS