Prof. Dr. Antonio Carlos GilDjair Pereira2025-03-302025-03-302008-08-18https://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1185Desde da década de 80 têm-se observado inúmeras modificações de caráter estrutural nas instituições do terceiro setor, destacando-se as novas formas de captação e aplicação de recursos de origem empresarial. A partir da década de 1990 as empresas, fundações e institutos empresariais passam a avaliar de forma mais criteriosa os impactos gerados e o envolvimento da comunidade no desenvolvimento dos projetos sociais: procuram substituir o assistencialismo pela auto-sustentabilidade das ações comunitárias. Diante disso, o estudo tem como foco de pesquisa as percepções de dirigentes de organizações sem fins lucrativos da Região do Grande ABC acerca do investimento social empresarial. Realizou-se uma pesquisa descritiva tendo como delineamento o levantamento de dados. Os resultados da pesquisa mostram que os dirigentes das organizações sem fins lucrativos da Região do Grande ABC têm a percepção de que as empresas estão envolvendo-se com projetos de responsabilidade social motivadas, simplesmente, pela oportunidade da divulgação da sua imagem e do fortalecimento da marca dos seus produtos e serviços, realizando investimentos de responsabilidade social apenas em projetos que lhes dêem visibilidade no mercado. Esta é uma realidade que deve ser compreendida pelas organizações sem fins lucrativos, pois as empresas vivenciam a alta competitividade imposta pelo mundo globalizado e definem suas políticas de negócios num ambiente pluralista onde, para ir além da maximização dos lucros, incorporam em suas estratégias investimentos em projetos de responsabilidade social. É necessário que se faça uma redução no hiato existente, buscando-se o equilíbrio por meio da formação de alianças estratégicas entre as organizações sem fins lucrativos e as empresas.Since the 80´s, many changes in the third sector institutions´ structural character have been noticed, featuring the new ways to capture and apply incoming resources from enterprises. In the 90´s, foundation and corporative institutes became more demanding on the evaluation of the impacts and the community involvement on the social projects development. They searched for a way to trade the welfarism for the community actions´ self-sustainability. With this fact, this work has as its research focus the business social investment perceptions of the leaders of non profit associations located in a brazilian region called ABC. The results show that these leaders noticed that the enterprises are getting involved with the social responsibility projects motivated for the opportunity of showing their reputation and to make their products and services stronger. Social responsibility investments are only made in projects that give these companies the market visibility. This is a reality that must be understood by the Nonprofit Institutions, because the enterprises deal with the high competitive market imposed by the globalization and then, they define their business´ policies in a pluralist environment, where the strategy to make more profit is to invest in social responsibility projects. A reduction on the existing hiatus is needed, searching for the balance through the building of strategy alliances between the enterprises and the Non-profit institutionsINVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO E AÇÕES ASSISTENCIALISTAS: PERCEPÇÕES DE DIRIGENTES DAS ASSOCIAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS DA REGIÃO DO GRANDE ABC ACERCA DO INVESTIMENTO SOCIAL EMPRESARIALAlianças EstratégicasAssistencialismoAutossustentabilidadeEstratégias e IndicadoresInstituições do Terceiro SetorInvestimento SocialPercepções de Investimento Social EmpresarialThird Sector; Non-profit institutions; Strategies and Indicators; Welfarism; Self-sustainability; Social business investiments perceptions; Strategy alliances.