Profª. Drª. Marta Regina Paulo da SilvaMarcelo Tadeu Marton2025-01-232025-01-232019-02-27https://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/807O presente estudo teve como objetivo investigar se as experiências de projeção de espaços pedagógicos, vividas na Creche Herbert de Souza, no município de Santo André/SP, em 2012, permitiram aos(às) profissionais que delas participaram promover outras intervenções de ressignificação do ambiente escolar nos locais em que atuaram em anos posteriores. O intuito foi o de identificar os fatores que possibilitaram tal ressignificação e, a partir deles, construir subsídios à ação de educadores(as) no processo de projeção dos espaços. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo, um estudo de caso, que teve como procedimentos metodológicos o relato das experiências da creche, o uso de cartas pedagógicas e da fotografia, como forma de estabelecer conexões, confrontos, partilhas e possibilidades de interpretações da realidade estudada. O referencial teórico pautou-se nos trabalhos de pesquisadores(as) da infância, dentre eles(as): Carla Rinaldi, Lella Gandini, Tiziana Filippini e Vea Vecchi, assim como nas legislações que tratam sobre a projeção de espaços na educação infantil no Brasil. Esta pesquisa coloca como desafio o processo de ressignificação dos espaços pedagógicos a partir de situações do cotidiano escolar, ressaltando a imagem da criança como fator determinante na garantia de seus direitos, ressaltando a importância dos contextos educacionais. Os resultados mostram que esta experiência na creche Herbert marcou o percurso profissional das professoras, que ao reconhecerem a importância de projetar espaços na construção de contextos educativos, buscam alternativas concretas para intervenções nos ambientes em que hoje atuam, reconhecendo-os como agentes no processo de ensino-aprendizagem. Os dados revelam que o trabalho coletivo se caracteriza como um dos fatores fundamentais de tal experiência, uma vez que, possibilitou repensar as formas de se abordar as aprendizagens das crianças. A análise evidencia ainda, a falta de um registro mais sistematizado da prática educativa, o que demonstra a ausência de investimento na documentação pedagógica e na investigação da prática no ambiente escolar, o que dificulta a reflexão e o estudo de propostas que já foram realizadas em outras unidades escolares. A partir disso, esta investigação tem como produto educacional a elaboração de um e-book que compartilhará esta experiência com professores(as) das redes de ensino que desejem (re)pensar o significado do saber escolar.The present study aimed to investigate whether the experiences of pedagogical spaces projection, lived in Herbert de Souza Day Care Center, in the city of Santo André / SP, in 2012, allowed the professionals who participated in them to promote other environmental re-signification school interventions in the places where they acted in the following years. The aim was to identify the factors that made possible this re-signification and, from them, to build subsidies to the action of educators in the process of space projections. It is a qualitative research, a case study, which had as methodological procedures the report of the experiences of the nursery, the use of pedagogical charts and photography, as a way of establishing connections, confrontations, sharing and interpretation possibilities for the studied reality. The theoretical framework was based on the work of children's researchers, among them: Carla Rinaldi, Lella Gandini, Tiziana Filippini and Vea Vecchi, as well as in legislations dealing with the projection of spaces in early childhood education in Brazil. This research poses as challenge the process of re-signification of pedagogical spaces from everyday school situations, highlighting the child's image as a determining factor in guaranteeing their rights, emphasizing the importance of educational contexts. The results show that this experience in the Herbert nursery marked the professional career of the teachers, who, recognizing the importance of designing spaces in the construction of educational contexts, seek concrete alternatives for interventions in the environments in which they work nowadays, recognizing them as agents in the process of teaching-learning. The data reveal that collective work is characterized as one of the fundamental factors of such an experience, since it has made it possible to rethink the ways of approaching children's learning. The analysis also shows the absence of a more systematized register for educational practice, which demonstrates the lack of investment in either pedagogical documentation or the investigation of practice in the school environment, making it difficult to reflect and study proposals that have already been made in other school units. Thus, the research has as an educational product the elaboration of an e-book to share this experience with teachers from educational networks willing to (re)think the meaning of school knowledge.ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA CRECHE HERBERT DE SOUZA: UM OLHAR PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA