Profª. Drª. Ana Sílvia Moço AparícioKaren Francis Bellomo Ringis2025-01-232025-01-232019-03-10https://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/803Devido à pouca atenção direcionada aos gêneros orais no ambiente escolar, o objetivo principal desta pesquisa foi investigar e descrever o processo de construção colaborativa de uma sequência didática de gênero textual oral, em que foram protagonistas, em atividades de exposição oral em aulas de Língua Portuguesa, alunos do 7º ano de uma escola estadual. A investigação realizada segue a abordagem qualitativa, de cunho colaborativo intervencionista, considerando a formação de uma parceria entre a pesquisadora e a professora colaboradora para o planejamento, desenvolvimento e realização da sequência didática. A fundamentação teórica da pesquisa está embasada, entre outros autores, essencialmente, nas contribuições dos estudos referentes ao ensino da língua materna, desenvolvidos pelos pesquisadores do grupo de Didática da Língua Materna da Universidade de Genebra, sob a perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). O conjunto de dados gerados ao longo da pesquisa é composto por: gravações em áudio e vídeo, registros reflexivos em diário de campo, e também, pelas produções realizadas pelos alunos no decorrer da sequência didática. Em relação à construção colaborativa da sequência didática por meio da parceria estabelecida, a análise dos dados confirma a importância da reflexão da/e sobre a prática pedagógica no cenário escolar, a fim de valorizar o planejamento das ações docentes, de maneira colaborativa, as quais possibilitem aos professores reconstruírem o ensino e a própria prática profissional. No que se refere às contribuições do dispositivo sequência didática de gêneros textuais orais para os alunos, os resultados evidenciam que a exposição oral é um gênero que os alunos não dominam e, em vista disso, são necessárias intervenções didáticas que permitam reflexão acerca da relevância em associar os recursos linguísticos, prosódicos e cinésicos aos elementos multissemióticos que interagem e se integralizam no desenvolvimento das exposições orais em contextos formais públicos. O produto educacional decorrente deste estudo é um material de apoio dirigido ao professor, com diretrizes para o trabalho com a sequência didática de gêneros textuais orais formais, especificamente a exposição oral.Due to the little attention directed to oral genres in the school environment, the main objective of this research was to investigate and describe the process of collaborative construction of a didactic sequence of oral textual genre, in which they were protagonists, in oral exposition activities in Portuguese Language classes, 7th grade students from a state school. The research carried out follows the qualitative approach, of collaborative interventionist nature, considering the formation of a partnership between the researcher and the collaborating teacher for the planning, development and accomplishment of the didactic sequence. The theoretical basis of the research is based, among other authors, essentially on the contributions of the studies related to the teaching of the mother tongue, developed by the researchers of the Mother Language Didactics group of the University of Geneva, from the perspective of Sociodiscursive Interactionism (ISD). The set of data generated throughout the research is composed by: audio and video recordings, reflective records in field diary, and also by the productions made by the students during the didactic sequence. Regarding the collaborative construction of the didactic sequence through the established partnership, the data analysis confirms the importance of the reflection of / and about the pedagogical practice in the school scenario, in order to value the planning of the teaching actions, in a collaborative way, which enable teachers to reconstruct teaching and professional practice itself. Regarding the contributions of the didactic sequence device of oral textual genres to the students, the results show that oral exposition is a genre that the students do not dominate and, therefore, didactic interventions are necessary to reflect on the relevance in to associate linguistic, prosodic and kinetic resources with the multisemiotic elements that interact and integrate in the development of oral expositions in formal public contexts. The educational product resulting from this study is a support material directed to the teacher, with guidelines for working with the didactic sequence of formal oral textual genres, specifically oral exposition.SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO EXPOSIÇÃO ORAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DISCENTE E DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA