João Batista Freitas CardosoBruna Serafim Moura2025-01-242025-01-242023-03-08https://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/948O questionamento dos monumentos públicos ao redor do mundo tem ganhado proporção nos últimos anos, pelo fato de as pessoas não se sentirem representadas pelo que eles homenageiam. Na maioria das vezes, os monumentos são construídos retratando a memória oficial, levando em conta interesses políticos, econômicos e sociais da época e de quem determinou sua construção. Com o passar do tempo, os cidadãos atribuem novos sentidos aos monumentos, adequando-os à história de cada um. Dessa forma, o objetivo geral desta pesquisa foi compreender como a comunicação pode contribuir para o debate sobre as ressignificações dos monumentos públicos, tendo como objetivos específicos: (1) Caracterizar os monumentos públicos como símbolos culturais; (2) Relacionar os processos de produção de sentido e ressignificação dos monumentos públicos à Comunicação de Interesse Público; (3) Desenvolver um produto de comunicação que contribua para o debate sobre a ressignificação dos monumentos públicos. A metodologia utilizada consiste em uma pesquisa aplicada qualitativa exploratória, de delineamento documental, utilizando como instrumento de coleta a semiótica aplicada e a Oficina de Trabalho Crítico (OTC). Os resultados obtidos revelam que os monumentos públicos carregam em si crenças e valores da comunidade, contando uma história, que visa atender a interesses políticos, econômicos e religiosos já estabelecidos na sociedade. Desse modo, representam a cultura de determinada região em determinada época, de acordo com a ideia das pessoas que construíram e instalaram os mesmos. Ao mesmo tempo, é preciso considerar que nem todos os cidadãos podem se sentir representados e pertencentes a uma comunidade por meio de um monumento instalado. Por isso, a implantação de um monumento deveria acontecer a partir do debate em uma esfera pública (HABERMAS, 2008). Da mesma forma, considerar apenas uma história a partir de uma perspectiva, faz com que outras histórias não sejam vistas (ARENDT, 2003) e, ao debater sobre a ressignificação dos monumentos públicos, promove-se a inclusão e a pluralidade de sentidos. Para auxiliar no debate dos monumentos públicos, desenvolveu-se como produto de comunicação uma cartografia com base no Monumento aos Imigrantes Italianos, objeto de análise, composta por fotos, vídeos e informações obtidas nas OTCs; material bibliográfico e conceitual desta pesquisa; fotos e vídeos do monumento; pesquisa iconográfica de imigrantes. A plataforma visa estimular o debate sobre este ou outros monumentos, por meio da participação social através do Instagram.The questioning of public monuments around the world has gained proportion in recent years, due to the fact that people do not feel represented by what they honor. Most of the time, monuments are built portraying the official memory, taking into account the political, economic and social interests of the time and who determined their construction. Over time, citizens attribute new meanings to monuments, adapting them to the history of each one. Thus, the general objective of this research was to understand how communication can contribute to the debate on the resignification of public monuments, having as specific objectives: (1) Characterizing public monuments as cultural symbols; (2) Relate the processes of production of meaning and re-signification of public monuments to Communication of Public Interest; (3) Develop a communication product that contributes to the debate on the redefinition of public monuments. The methodology used consists of an exploratory qualitative applied research, with a documentary design, using applied semiotics and the Critical Work Workshop (OTC) as a collection instrument. The results obtained were that public monuments carry the beliefs and values of the community, telling a story, which aims to meet interests already established in society, such as political, economic and religious. In this way, they represent the culture of a certain region at a certain time, according to the idea of the people who built and installed them. At the same time, it is necessary to consider that not all citizens can feel represented and belong to a community through an installed monument. Therefore, the implantation of a monument should happen through a debate in a public sphere (HABERMAS, 2008). Likewise, considering only one story from one perspective means that other stories are not seen (ARENDT, 2003) and, when debating the re-signification of public monuments, inclusion and plurality of meanings are promoted. To assist in the debate on public monuments, a cartography was developed as a communication product based on the Monument to the Italian Immigrants, object of analysis, consisting of photos, videos and information obtained from the OTCs; bibliographical and conceptual material of this research; photos and videos of the monument; iconographic research of immigrants. The platform aims to stimulate debate about this or other monuments, through social participation through Instagram.RESSIGNIFICAÇÃO DOS MONUMENTOS PÚBLICOS