Prof.ª Dra. Ana Sílvia Moço AparícioKELLY FERNANDES CORREIRA2025-04-052025-04-052024-11-13https://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1412A presente pesquisa surgiu do desafio que, como professora de Física, enfrentamos para realizar aulas experimentais em outros ambientes da escola que não fossem laboratórios específicos e, ao mesmo tempo, da necessidade de atender às competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de Física. Com isso, este trabalho teve, como objetivo geral, investigar estratégias didáticas construídas pelo professor na realização de aulas experimentais no ensino de Física fora do laboratório. Para tal, os objetivos específicos foram: 1) caracterizar o que são aulas experimentais no ensino de Física; 2) desenvolver aulas experimentais de Física fora do laboratório para estudantes do Ensino Médio; 3) descrever e analisar as estratégias didáticas construídas nessas aulas pelo professor; 4) propor material didático para aulas experimentais de Física. Como referencial teórico, consideraram-se as contribuições de autores que discutem o ensino de Física e a relevância de aulas experimentais, principalmente Derek Hodson, Anna Maria Carvalho e Luís Carlos Menezes, bem como os estudos de Lee Shulman sobre a base de conhecimento do professor e o seu desenvolvimento profissional. Ademais, utilizaram-se orientações para o ensino de Física, propostas por documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Física. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, caracterizada como intervencionista na própria prática, em que a professora-pesquisadora, com base em conceitos da teoria das situações didáticas, de Guy Brousseau, planejou e desenvolveu cinco aulas experimentais em uma turma de 2a. série do Ensino Médio em suas aulas de Física, em escola particular. Os resultados da análise mostraram as seguintes estratégias didáticas construídas e mobilizadas pela docente: criação de situações-problema relacionadas ao cotidiano discente; negociação e a adaptação do contrato didático; uso da sala de aula invertida e prática do trabalho em equipe; consideração do aluno como protagonista; e prática constante da roda de conversa com os estudantes. Em síntese, o estudo revelou que um vínculo forte entre o professor e seus alunos, além do apoio da gestão e de toda a equipe escolar, contribui não só para o sucesso das atividades experimentais fora do laboratório, mas também para o desenvolvimento de um ambiente de aprendizado mais colaborativo e engajado. Quanto ao produto educacional decorrente do estudo, propõe-se um caderno de atividades experimentais para o ensino de Física, as quais podem ser realizadas pelo professor seja em laboratórios, seja em ambientes alternativos da escola, por exemplo, salas de aula, pátios ou outros espaços disponíveis.The present research arose from the challenge that, as a Physics teacher, we faced in conducting experimental lessons in other school environments that were not specific laboratories, while also addressing the need to meet the competencies outlined in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) for Physics teaching. Thus, the main objective of this work was to investigate the didactic strategies developed by teachers in conducting experimental lessons in Physics outside the laboratory. The specific objectives were: 1) to characterize what experimental lessons in Physics are; 2) to develop experimental Physics lessons outside the laboratory for high school students; 3) to describe and analyze the didactic strategies developed by the teacher in these lessons; 4) to propose teaching materials for experimental Physics lessons. The theoretical framework included the contributions of authors who discuss Physics teaching and the relevance of experimental lessons, particularly Derek Hodson, Anna Maria Carvalho, and Luís Carlos Menezes, as well as Lee Shulman’s studies on the teacher's knowledge base and professional development. Additionally, official documents such as the National Curriculum Parameters (PCN), the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), and the National Curriculum Guidelines for Physics Courses were used as guidelines for Physics teaching. The research adopted a qualitative methodological approach, characterized as interventionist in its own practice, where the teacher-researcher, based on concepts from Guy Brousseau's theory of didactic situations, planned and developed five experimental lessons with a second-year high school class in Physics at a private school. The analysis results showed the following didactic strategies developed and implemented by the teacher: creating problem situations related to students’ daily lives; negotiating and adapting the didactic contract; using flipped classroom techniques and team-based work; considering the student as a protagonist; and consistently using conversation circles with students. In summary, the study revealed that a strong bond between the teacher and students, along with support from school management and the entire school team, contributes not only to the success of experimental activities outside the laboratory but also to the development of a more collaborative and engaging learning environment. Regarding the educational product resulting from the study, a workbook with experimental activities for Physics teaching is proposed, which can be conducted by teachers either in laboratories or alternative school spaces such as classrooms, patios, or other available areas.O LABORATÓRIO FORA DO LABORATÓRIO: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIOaulas experimentaisensino de Físicaformação de professoresdidática do ensino de Físicaestratégias didáticas.experimental lessonsPhysics teachingteacher trainingPhysics teaching didacticsdidactic strategies.