Prof. Dr. Ivo Ribeiro de SáEverton Dias de Abreu Lopes2025-01-232025-01-232022-09-02https://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/683Esta dissertação explora as relações estabelecidas entre professores de Educação Física e coordenação pedagógica e teve como objetivo verificar como os professores de Educação Física das escolas municipais de Santo André percebem a influência da formação continuada em sua prática pedagógica. Parte-se do pressuposto de que a proposição de formação continuada está entre as mais importantes funções desempenhadas por professoras pedagogas no cargo da coordenação pedagógica. Ademais, essa formação deve atender às necessidades de todos os educadores que atuam na escola, sejam especialistas ou polivalentes. A opção metodológica consiste em uma abordagem qualitativa exploratória, por meio de entrevistas com professores de Educação Física e coordenadores pedagógicos, categorizados e analisados na perspectiva da análise de conteúdo, com base na análise de conteúdo automatizada, utilizando o software Iramuteq. O referencial teórico dialoga com os estudos e pesquisas na área da Educação Física escolar, da coordenação pedagógica, bem como da formação inicial e continuada de professores. A análise dos dados revelou que o trabalho docente na ainda não tem recebido acompanhamento e orientação didática que contribuam para o fazer pedagógico. As formações continuadas desenvolvidas não influenciam a prática das atividades em Educação Física, pois não estabelecem relação com esse componente curricular. Isso se observa quando as coordenadoras pedagógicas relatam não ter conhecimentos que possibilitem a organização de formações e o acompanhamento das atividades da área, além do excesso de demandas atribuídas à coordenação pedagógica. Tal como se verificou na literatura, a Educação Física é valorizada, e os professores são bem avaliados pela coordenação pedagógica. Desse modo, com vistas a atenuar as dificuldades conceituais e aproximar a coordenação pedagógica da área de Educação Física, este estudo propõe, como produto educacional, diretrizes para a elaboração de uma atividade formativa destinada às coordenadoras pedagógicas, no sentido de qualificar os processos educacionais e a formação continuada de professores de Educação Física.This dissertation explores the relationships established between Physical Education teachers and pedagogical coordination, and aimed to verify how Physical Education teachers from municipal schools in Santo André, perform the influence of continuing education in their pedagogical practice. It assumes that the proposition of continuing education is among the most important functions performed by pedagogue teachers, in charge of the pedagogical coordination, and training must meet the needs of all teachers who make up the school, being these, specialists or polyvalent. The methodological choice was for an exploratory qualitative approach, through interviews with Physical Education teachers and pedagogical coordinators, categorized and analyzed from the perspective of content analysis, through automated content analysis using Iramuteq software. The theoretical framework dialogues with studies and research in the field of school Physical Education, pedagogical coordination, initial and continuing teacher training. Date analysis revealed that the teaching work in the field of Physical Education, it still has not received a follow-up and didactic orientation that contributes to the pedagogical practice. The continuing education developed does not influence the practice of activities in Physical Education, for not establishing a relationship with the area. This is justified, when the pedagogical coordinators report that they do not have knowledge that enables the organization of training and the monitoring of activities in the specific area, in addition to the excess of demands attributed to the pedagogical coordination, combined with the various school activities performed by them. As verified in the literature, the area of Physical Education is valued, and teachers are well evaluated by the pedagogical coordination. Thereby, seeking to alleviate conceptual difficulties and bring the pedagogical coordination closer to the area of Physical Education, this study proposes as an educational product guidelines for the development of continuing education for pedagogical coordinators, seeking to qualify the educational processes, and the continuing education of Physical Education teachers.O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTO ANDRÉ E AS INFLUÊNCIAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA.