Prof. Dr. Elias Estevão GoulartWagner de Oliveira Silva2025-01-232025-01-232019-01-28https://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/822As instituições educacionais brasileiras vêm passando por um processo de mudanças tecnológicas muito significativas, com destaque para a defasagem na formação educacional em instituições educacionais públicas e/ou privadas. Carecem de docentes capacitados para atuarem com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e suas aplicações dentro do cenário ensino-aprendizagem das escolas. Com a evolução dos recursos tecnológicos nas últimas décadas, o desafio aos docentes para o uso do novo conhecimento tecnológico instiga a pesquisa de novas referências de investigação, tanto na literatura, quanto nas novas aplicações, sobretudo por meio de jogos. Analisando os novos recursos educacionais no formato de aprendizagem com jogos (gamification of learning), identifica-se seu potencial, enquanto auxílio na mediação do ensino e aprendizagem. O presente trabalho investigou sua utilização como recurso pedagógico em sala de aula. Neste estudo, apresentam-se as possibilidades de exploração de jogos como apoio pedagógico na construção de conhecimentos dentro da sala de aula.Brazilian educational institutions have undergone a process of very significant technological changes, especially the lack of educational training in public and / or private educational institutions. They lack qualified teachers to work with Information and Communication Technologies (ICTs) and their applications within the teaching and learning scenario of schools. With the evolution of technological resources in the last decades, the challenge to teachers for the use of new technological knowledge instigates the research of new research references, both in literature and in new applications, especially through games. Analyzing the new educational resources in the form of learning with games (gamification of learning), it identifies its potential as an aid in the mediation of teaching and learning. The present work intends to investigate its use as a pedagogical resource in the classroom. In this study, we present the possibilities of exploring games as pedagogical support in the construction of knowledge within the classroom.O USO DA GAMIFICAÇÃO COMO MOBILE LEARNING