Prof. Dr. José Lucio Martins MachadoEloy Okabayashi Fuzii2025-01-242025-01-242021-08-31https://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/881Introdução: Na possibilidade de favorecer o percurso rumo à acreditação da escola médica, a realização do diagnóstico situacional torna-se uma ferramenta determinante de gestão que permite identificar e intervir em áreas ou aspectos que necessitam de aprimoramento. No Brasil, o aprimoramento do ensino da medicina envolve o desenvolvimento de um processo de avaliação, a fim de produzir informações úteis em busca da qualidade da formação profissional. Refletir sobre a qualidade da formação médica exige atenção especial entre o sistema educacional eo sistema de saúde para que se possa entender o presente e pensar o futuro. Objetivo: Realizar um diagnóstico situacional para auxiliar na obtenção da certificação de acreditação da escola médica em um curso recém-implantado no interior do estado do Paraná. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem quali-quantitativa. A pesquisa foi realizada no Centro Universitário Integrado, interior do estado do Paraná. A coleta de dados foi realizada com um instrumento elaborado especificamente para esta pesquisa. O instrumento de avaliação é uma adaptação do criado pelo SAEME e encontra-se organizado em duas partes. A primeira se destinou à caracterização da instituição de ensino superior e do curso de medicina, e constou de dezessete critérios. A segunda foi constituída de 15 questões para assinalar (sim, não, não sei responder), com intuito de analisar a qualidade do curso de medicina. O preenchimento do instrumento foi realizado on-line, com a disponibilização de um link para os participantes. Os resultados foram analisados e discutidos de acordo com as evidências científicas publicadas. Resultados: A construção de uma proposta com vistas à obtenção de certificação de acreditação de escola médica em um curso recém-implantado no interior do estado do Paraná está centrada na possibilidade de oferecer uma estratégia de elevação de nível do ensino na instituição.Introduction: In the possibility of favoring the path towards medical school accreditation, the realization of a situational diagnosis becomes a decisive management strategy that allows the identification and intervention in areas or aspects that need improvement. In Brazil, medical education improvement involves developing an evaluation process to produce useful information searching for professional training quality. Reflecting on the quality of medical training requires special attention between the educational system and the health system to understand the present and think about the future. Objective: Perform a situational diagnosis to assist in obtaining the accreditation of medical school accreditation in a newly implemented course in the interior of the state of Paraná. Method: This is a research project characterized as exploratory with an integrative approach (combining a qualitative and quantitative approach at the same time). The research will be carried out at the Integrated University Center, in the interior of Paraná. Data collection will be performed with an instrument designed specifically for this research.The evaluation instrument is an adaptation of the instrument created by SAEME and divided into two parts. The first is intended to characterize the institution of higher education and the medical course and consists of seventeen criteria; The second consists of 15 questions to mark (yes, no, I don't know how to answer) to analyze the quality of the medical course. The instrument will be filled out online, with a link available for the participants. The results will be analyzed and discussed according to the integrative approach. Results: The construction of a proposal to obtain certification for medical school accreditation in a newly implemented course in the interior of Paraná is centered on the possibility of offering a strategy to raise the level of education at the institution.UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTO DE ACREDITAÇÃO COMO APOIO AO DIAGNÓSTICO SITUACIONAL E À GESTÃO DA QUALIDADE NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA NOVA ESCOLA MÉDICA