Prof. Dr. Ivo Ribeiro de SáCÉSAR ANTONIO DE SOUZA2025-04-052025-04-052025-01-11https://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1409Esta dissertação investigou o uso de brinquedos não estruturados nas aulas de educação física na educação infantil, buscando entender suas contribuições para o desenvolvimento integral das crianças. O estudo partiu da questão central: Como os professores de educação física percebem e utilizam brinquedos estruturados e não estruturados em suas práticas pedagógicas? Os principais objetivos foram: identificar as representações dos professores sobre esses brinquedos, analisar suas práticas pedagógicas e promover uma formação para o uso educativo dos materiais não estruturados. Autores como Bardin, com sua Análise de Conteúdo, fundamentaram a metodologia, permitindo a sistematização e a interpretação das percepções dos professores sobre os brinquedos; Brougère contribuiu com a compreensão do brinquedo como artefato cultural, ressaltando seu papel no desenvolvimento da autonomia e criatividade das crianças; Kishimoto apoiou a visão do valor dos brinquedos não estruturados para o aprendizado ativo, exploratório e lúdico. A metodologia adotada foi qualitativa e colaborativa, incluindo três oficinas de formação com professores de educação física da rede pública de Santo André. Nessas oficinas, os participantes discutiram, vivenciaram e exploraram o potencial dos brinquedos não estruturados, como garrafas plásticas e caixas de papelão, em suas práticas pedagógicas. A análise dos dados indicou uma mudança significativa na percepção dos professores: inicialmente vistos como improvisações de baixo valor pedagógico, os brinquedos não estruturados passaram a ser reconhecidos como ferramentas essenciais para o desenvolvimento cognitivo, emocional, motor e social das crianças. Como produto educacional, foi desenvolvida uma matriz de formação composta por três oficinas de brincadeiras e brinquedos com materiais não estruturados, com o objetivo de capacitar os professores a utilizarem esses recursos de forma pedagógica e intencional, promovendo um ambiente de aprendizagem inclusivo e dinâmico.This dissertation investigated the use of unstructured toys in Physical Education classes within Early Childhood Education, aiming to understand their contributions to children's holistic development. The study was guided by the central question: How do Physical Education teachers perceive and use both structured and unstructured toys in their pedagogical practices? The main objectives included identifying teachers' representations of these toys, analyzing their pedagogical practices, and providing training for the educational use of unstructured materials. Authors such as Bardin, with her Content Analysis framework, provided methodological support, allowing for a structured interpretation of teachers' perceptions of toys; Brougère contributed an understanding of toys as cultural artifacts, highlighting their role in fostering children’s autonomy and creativity; Kishimoto reinforced the value of unstructured toys, emphasizing their potential in active, exploratory, and playful learning. The adopted methodology was qualitative and collaborative, involving three training workshops with Physical Education teachers from public schools in Santo André. In these workshops, participants discussed, experienced, and explored the pedagogical potential of unstructured toys, such as plastic bottles and cardboard boxes. Data analysis indicated a significant shift in teachers' perceptions: initially seen as low-value improvisations, unstructured toys came to be recognized as essential tools for children's cognitive, emotional, motor, and social development. As an educational product, a training matrix was developed, consisting of three workshops on games and toys with unstructured materials, designed to equip teachers to use these resources pedagogically and intentionally, promoting an inclusive and dynamic learning environment.A BRINCADEIRA E O BRINQUEDO COM MATERIAIS NÃO ESTRUTURADOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTILbrinquedos não estruturadosbrincadeiraeducação infantileducação físicadesenvolvimento integral.educationteacher motivationpedagogical practiceselementary schoolcontinuous training.