Profa. Dra. Sanny Silva da RosaRenata Cristina dos Santos2025-01-232025-01-232023-07-08https://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/746O fechamento das escolas, em 2020 e 2021, em decorrência da pandemia de covid- 19, desorganizou os sistemas de ensino, incidiu sobre o planejamento curricular e sobre o aproveitamento escolar dos estudantes, aprofundando as desigualdades educacionais do país. As consequências desse período foram sentidas, de forma mais concreta, no retorno às atividades presenciais no ano de 2022. Como objetivo geral, esta pesquisa se propôs a examinar a percepção das equipes gestoras das escolas da rede municipal de Santo André (SP) sobre a organização e o funcionamento dos conselhos de ciclo no cenário pós-pandêmico. Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem mista, que combinou dados documentais, obtidos em levantamento das normativas da Secretaria de Educação de Santo André entre 2020 e 2022, e dados empíricos, coletados por meio de um questionário estruturado aplicado a diretores, vice-diretores, assistentes pedagógicos e professores assessores de educação inclusiva, que integram as equipes gestoras das Escolas Municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental (EMEIEF) dessa rede de ensino. O estudo fundamentou-se em contribuições teóricas de autores que analisam a finalidade, a organização e o funcionamento dos conselhos de classe/ciclo na perspectiva da gestão democrática do ensino público. Os resultados obtidos apontam a existência de tensões e contradições entre as iniciativas da Secretaria de Educação e o posicionamento dos gestores, no que diz respeito às avaliações diagnósticas realizadas durante a pandemia e ao retorno às atividades presenciais, que incidiram sobre as decisões e os encaminhamentos dos conselhos de ciclo. Os dados da pesquisa também permitem inferir que parcela significativa das equipes escolares compreende a importância desse espaço colegiado para repensar a finalidade das avaliações e a reorganização das estratégias pedagógicas, a fim de reduzir as desigualdades educacionais no contexto pós-pandêmico. Como produto desta pesquisa, propõe-se a elaboração de um conjunto de diretrizes que auxilie as escolas da rede a fortalecer esse órgão colegiado como espaço de reflexão e tomadas de decisão, com vistas a garantir o direito de aprendizagem de todos, tendo, como horizonte, uma sociedade mais justa e democrática.The closure of schools in 2020 and 2021 due to the Covid-19 pandemic disorganized educational systems, impacted curriculum planning and affected students' academic performance, deepening educational inequalities of the country. The consequences of this period were particularly felt in the return to face-to-face activities in 2022. The main objective of this research was to examine the perception of school’s management teams of the municipal education system of Santo André, São Paulo, regarding the organization and functioning of class councils in the post-pandemic scenario. This is an exploratory study with a mixed methodological approach, combining documentary data obtained from official guidelines of the Department of Education of Santo André between 2020 and 2022 and empirical data collected through a structured questionnaire applied to principals, deputy principals, pedagogical assistants and inclusive education advisors who are part of the management teams of Municipal Schools of Early Childhood Education and Elementary Education o this education public system. The study is based on theoretical contributions from authors who analyze the purpose, organization and functioning of class/cycle councils from the perspective of democratic management of public education. The results indicate the existence of tensions and contradictions between the Department of Education initiatives and the school managers positioning in relation to the diagnostic evaluations carried out during and after pandemic which influenced the decisions and actions of the class/cycle councils. Research data also suggest that a significant portion of school teams understand the importance of this collegiate space to rethink the purpose of assessments and to reorganize pedagogical strategies aiming to reduce educational inequalities in the postpandemic context. As a result of this research, it is proposed a set of guidelines that help schools to strengthen this collegiate body as a space for reflection and decisionmaking, aiming to guarantee the right of learning for all students, having as a horizon a fairer and more democratic society.DESIGUALDADES EDUCACIONAIS NO RETORNO À ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE OS CONSELHOS DE CICLO NA REDE MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ (SP)