Prof. Dr. Paulo Sérgio GarciaJanice Paulino Cesar2025-01-232025-01-232021-08-13https://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/656A implantação de um sistema de ensino pressupõe um conjunto de fatores, tais como subsídios técnicos, políticos e pedagógicos, capacidade de organização, elaboração de novas leis, planejamento, avaliação e acompanhamento, entre outros. No presente estudo são analisadas as compreensões, as possiblidades e os desafios para a implantação do sistema municipal de ensino de São Caetano do Sul. Trata-se de um estudo de caso, com utilização da análise de conteúdo, a partir de análise documental e depoimentos de alguns profissionais da educação que viveram o processo. Os resultados mostraram que a implantação do sistema necessitou de arcabouço de legislação, sem a qual o processo nem se inicia. Os profissionais perceberam o processo a partir de elementos operacionais, organizadores e de atividades reflexivas sobre todo o mesmo, opiniões indicadas por diretores, supervisores e conselheiros. Entre os desafios sinalizados está a criação da supervisão de ensino, desde a questão de se reunir um grupo com perfil adequado até a formação da equipe para este tipo de atividade. De fato, encontrar profissionais com atitude, querendo fazer a diferença e formá-los são ações desafiadoras. Outra questão a ser superada é a elaboração de toda documentação local, que precisa ser adequada à realidade das escolas e da educação da cidade. Trata-se de uma situação nova que requer tempo, investigação e muita discussão. A implantação de um sistema traz muitas possiblidades para a educação das crianças e dos jovens. Destaca-se que elas foram bastantes variadas, mas as oportunidades indicadas estavam mais relacionadas à autonomia do poder local. Em 24 de outubro de 1948, o município se emancipou de Santo André e, em 2017, conquistou, definitivamente, a autonomia de sua educação. Os dados desta pesquisa vão compor um livro que, entre outras questões, pretende ficar para a história de São Caetano, como um símbolo da conquista da autonomia educacional. Esperamos que discussões advindas deste estudo possam contribuir com municípios que desejam implantar seus sistemas de ensino.The implementation of an education system presupposes a set of factors, such as technical, political and pedagogical subsidies, organizational capacity, elaboration of new laws, planning, evaluation and monitoring, among others. This study analyzes the understandings, possibilities and challenges for the implementation of the municipal education system in São Caetano do Sul. It is a case study, using content analysis from document analysis and testimonials from some education professionals who lived through the process. The results showed that the implementation of the system required a framework of legislation, without which, the process does not even begin. Professionals perceived the process from operational elements, organizers and reflective activities on the entire process, opinions indicated by directors, supervisors and advisers. Among the challenges highlighted, the creation of teaching supervision, from the issue of assembling a group with an adequate profile, to the formation of the team for this type of activity. In fact, finding professionals with an attitude and willing to make a difference and train them are challenging actions. Another issue to be overcome is the preparation of all local documentation, which has to be adapted to the reality of schools and education in the city. This is a new situation that requires time, research and a lot of discussion. The implementation of a system brings many possibilities for the education of children and young people. It is noteworthy that they were quite varied, but the indicated opportunities were more related to the autonomy of the local government. On October 24, 1948, the municipality emancipated itself from Santo André and, in 2017, it definitively conquered the autonomy of its education. The data from this research will compose a book that, among other issues, intends to go down in the history of São Caetano, as a symbol of the achievement of educational autonomy. We hope that discussions arising from this study can contribute to municipalities that wish to implement their education systems.IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO: COMPREENSÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS