Prof.ª Dra. Maria de Fatima Ramos de AndradeALINE RODRIGUES DA SILVA2025-04-052025-04-052024-12-09https://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1404O presente trabalho tematiza a formação continuada das professoras da Educação Infantil no contexto da creche. Desse modo, partiu-se da seguinte problematização, considerando as diversas tarefas no trabalho docente em creches e a importância de uma educação que valorize o cuidado, a interação e a aprendizagem na primeira infância, surge o questionamento: em que medida as formações continuadas ofertadas as professoras colaboram com a aprendizagem da docência? Como essas formações podem ser reestruturadas para atender as necessidades dos docentes neste segmento? O objetivo geral foi analisar, sob a ótica das professoras, como as necessidades formativas dos docentes que atuam na Educação Infantil, no segmento da creche, são contempladas nos processos de aprendizagem e profissionalização, ocorridos nos espaços de formações e quais as estratégias utilizadas nesses processos de formação. Do ponto de vista metodológico, partiu-se de uma abordagem qualitativa de cunho descritivo-analítico. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e de uma roda de conversa com as participantes. Quanto ao referencial teórico que embasou as análises, partiu-se sobretudo das contribuições de Antônio Nóvoa, Júlia Formosinho, Lee Shulman, Linda Darling-Hammond, Marcelo Garcia, Maria da Graça Mizukami e Paulo Freire, que destacam a necessidade de uma formação contínua e reflexiva, aliando teoria e prática, a fim de atender às demandas específicas do cotidiano escolar. Ademais, considerou-se a visão de desenvolvimento infantil e infância, preconizada por autores como Loris Malaguzzi, Miguel Arroyo, Paulo Focchi, Peter Moss e Willian Corsaro, que enfatizam a Educação Infantil como um espaço de cuidado, interação e aprendizagem. Os dados obtidos revelaram que, embora existam ofertas de formação, muitas delas não contemplam a realidade prática e as necessidades individuais dos docentes. Logo, existe uma demanda por formações mais contextualizadas e colaborativas, que priorizem a escuta ativa e incentivem a construção conjunta de saberes. A partir desses resultados, como produto educacional, propôs-se um curso de formação profissional que considera o desenvolvimento contínuo e colaborativo das professoras, promovendo uma abordagem integrada entre teoria e prática, com vistas a uma Educação Infantil de qualidade.The present work addresses the continuing education of Early Childhood Education teachers in the context of daycare centers. Thus, the following problematization was developed: considering the various tasks involved in teaching in daycare centers and the importance of education that values care, interaction, and learning in early childhood, a question arises: to what extent do the continuing education programs offered to teachers support their teaching practice? How can these training programs be restructured to meet the needs of teachers in this segment? The general objective was to analyze, from the teachers’ perspective, how the training needs of Early Childhood Education teachers, specifically those working in daycare centers, are addressed in the learning and professionalization processes that occur in training spaces, and what strategies are used in these training processes. From a methodological point of view, a qualitative, descriptive-analytical approach was adopted. Data collection was conducted through semi-structured interviews and a discussion circle with the participants. The theoretical framework supporting the analyses was primarily based on the contributions of Antônio Nóvoa, Júlia Formosinho, Lee Shulman, Linda Darling-Hammond, Marcelo Garcia, Maria da Graça Mizukami, and Paulo Freire, who emphasize the need for continuous and reflective training, linking theory and practice to meet the specific demands of the school routine. Additionally, the perspectives on child development and early childhood, advocated by authors such as Loris Malaguzzi, Miguel Arroyo, Paulo Focchi, Peter Moss, and Willian Corsaro, were considered, highlighting Early Childhood Education as a space of care, interaction, and learning. The data obtained revealed that, although training programs are available, many do not address the practical reality and individual needs of teachers. Therefore, there is a demand for more contextualized and collaborative training programs that prioritize active listening and encourage the joint construction of knowledge. Based on these findings, an educational product was proposed: a professional training course that focuses on the continuous and collaborative development of teachers, promoting an integrated approach between theory and practice to ensure high-quality Early Childhood Education.DAS NECESSIDADES FORMATIVAS AOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NO CONTEXTO DA CRECHEnecessidades formativaseducação infantildesenvolvimento profissional docentecrecheaprendizagem da docência.training needsearly childhood educationprofessional teacher developmentdaycareteaching practice.