Silva , Marta Regina Paulo daAraújo, Miriane de Amorim2025-08-222025-08-222024-12-12https://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1434O Caderno de Narrativas é resultado da pesquisa de Mestrado intitulada “História de vida e formação docente: vivências na e com a natureza”. O objetivo da pesquisa, é compreender como a formação continuada para essas professoras, por meio das histórias de vida, possibilita repensar práticas que considerem as vivências na e com a natureza. A abordagem metodológica foi qualitativa, tendo como procedimento o método autobiográfico. O referencial teórico fundamentouse nos estudos de Antonio Nóvoa, Marie Christine Josso, Paulo Freire e Léa Tiriba, entre outros(as) autores(as). O Caderno de Narrativas tem um caráter formativo e reflexivo, destinado aos(às) profissionais da educação, em especial àqueles(as) responsáveis pela formação docente. Seus principais objetivos são: valorizar as histórias de vida no processo de desenvolvimento profissional dos(as) educadores(as) e sensibilizá-los(as) para a importância do desemparedamento da infância. Em uma sociedade na qual a expectativa é de que as áreas urbanas cresçam e, consequentemente, as áreas verdes diminuam, esta pesquisa buscou resgatar e valorizar vivências na natureza, a fim de provocar reflexões sobre o impacto do contexto social atual na desconexão das novas gerações com o meio ambiente.info:eu-repo/semantics/openAccessCaderno de narrativas: repensando práticas que levem em consideração vivências na e com a naturezainfo:eu-repo/semantics/bookCIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências Sociais::Educaçãocreches; docentes (formação); método autobiográfico; brincar; natureza.