Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício BritoIan Hampl Duwe2025-01-242025-01-242020-02-04https://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/858Introdução: O presente estudo foi realizado a partir da ótica da Teoria Social Cognitiva desenvolvida por Albert Bandura, sendo utilizado como constructo central para análise do conteúdo: Autoeficácia. Com as atualizações dos perfis de competência da área da saúde, foi possível observar que as necessidades de formação dos docentes desta área é um dos pontos responsáveis pela dificuldade de implementação dos novos currículos baseados em competência, que contém novos modelos pedagógicos centrados nos alunos. (COOGLE et al. 2016). Objetivos: Verificar e compreender as motivações à docência e as necessidades de formação na área da saúde, bem como as implicações da autoeficácia na docência no ensino superior no campo da saúde. Materiais e métodos: No capítulo I, foi realizado um levantamento bibliográfico em formato de revisão sistemática, utilizando descritores indexados na Biblioteca Virtual da Saúde, respeitando os critérios de inclusão e exclusão previamente estabelecidos. No capítulo II foi realizada uma pesquisa com delineamento observacional, analítico transversal, descritivo e Survey. Os participantes foram selecionados intencionalmente, sendo docentes atuantes na escola de saúde da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Os instrumentos utilizados tratam-se de um questionário sociodemografico, uma entrevista para análise do discurso e a Escala de Autoeficácia de Professores traduzida e adaptada por Polydoro et al. (2004), para relacionar os resultados obtidos acerca da Intencionalidade da Ação Docente e Manejo de Classe com os resultados dos outros dois instrumentos utilizados. Resultados: Os resultados levantados na revisão sistemática evidenciaram uma forte relação entre a quantidade de cursos de educação permanente e a autoeficácia de docentes que, por sua vez, mostrou influência na qualidade do ensino. Já na pesquisa de campo, observamos que a autoeficácia docente é influenciada por fatores intrínsecos como a motivação docente e realização profissional, bem como por fatores extrínsecos sendo os anos de experiência na docência. Conclusões: Cursos de educação permanente parecem ser eficazes para o aumento da autoeficácia. Os docentes podem ser beneficiados na dimensão "Manejo de Classe" a partir da participação em cursos de atualizações com objetivos pedagógicos.Introduction: The present study was carried out from the perspective of the Social Cognitive Theory developed by Albert Bandura, being used as a central construct for content analysis: Self-efficacy. With the updating of competence profiles in the health area, it was possible to observe that the training needs of teachers in this area is one of the points responsible for the difficulty of implementing new competencebased curricula, which contains new pedagogical models centered on students. (COOGLE et al. 2016) Objectives: To verify and understand the motivations for teaching and the training needs in the health area, as well as the implications of self-efficacy in teaching in higher education in the health field. Materials and methods: In chapter I, a bibliographic survey was carried out in a systematic review format, using descriptors indexed in the Virtual Health Library, respecting the inclusion and exclusion criteria previously established. In chapter II, a survey was carried out with an observational, cross-sectional, descriptive and survey design. The participants were intentionally selected, being active professors at the health school of the Municipal University of São Caetano do Sul. The instruments used are a sociodemographic questionnaire, an interview for discourse analysis and the Teachers Self-Efficacy Scale translated and adapted by Polydoro et al. (2004), to relate the results obtained about the Intentionality of Teaching Action and Class Management with the results of the other two instruments used. Results: The results obtained in the systematic review showed a strong relationship between the number of permanent education courses and the self-efficacy of teachers, which, in turn, showed an influence on the quality of teaching. In the field research, we observed that teacher self-efficacy is influenced by intrinsic factors such as teacher motivation and professional achievement, as well as extrinsic factors being the years of experience in teaching. Conclusions: Permanent education courses seem to be effective in increasing self-efficacy. Teachers can benefit from the “Class Management” dimension by participating in refresher courses for educational purposes.O QUE MOTIVA O DOCENTE NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO? EM BUSCA DA(S) NECESSIDADE(S) DE FORMAÇÃO