Garcia, Paulo SérgioSilva, Patrícia Cecilia da2025-08-212025-08-212025-07-22https://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1429O Produto de Trabalho Técnico em questão é uma formação apresentada na forma de e-book desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional de Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. A pesquisa que deu origem a essa formação é denominada “Autoavaliação das aprendizagens no Ensino Médio: documentos instrumentos e processos”, na qual analisamos um processo de autoavaliação implementado em uma escola de Ensino Médio. Os dados levantados na dissertação sugerem que, apesar dos educadores compreenderem a importância prática e o potencial formativo da autoavaliação das aprendizagens, ela tem sido conduzida de maneira predominantemente intuitiva, pautada em experiências pessoais e concepções espontâneas. Observamos uma carência de fundamentação teórica e instrumentos que orientem sua implementação de forma teórica e coerente com os princípios da avaliação formativa. Além disso, verificamos a ausência de documentos referenciais escolares que orientem a implementação dessa prática avaliativa. Portanto, a formação foi desenvolvida para profissionais da educação (professores e gestores) que desejam implementar um processo de autoavaliação das aprendizagens no Ensino Médio. Fundamentada em fundamentos teóricos do campo da autoavaliação das aprendizagens, o produto propõe uma formação dividida em quatro módulos: conversa inicial com gestores, o que é autoavaliação das aprendizagens e como podemos realizála, oficina de produção de instrumentos de avaliação e apresentação dos resultados da oficina.info:eu-repo/semantics/openAccessFormação: autoavaliação das aprendizagens para o Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/bookCIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências Sociais::Educaçãoautoavaliação; autoavaliação das aprendizagens; ensino médio; gestão escolar; formação de professores.