Prof. Dr. José Lucio Martins Machado, Prof. Dr. Gustavo Porfírio (Coorientador(a))Karina Michelani de Oliveira Iampolsky2025-01-242025-01-242021-01-25https://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/890Antecedentes: O desempenho clínico, as habilidades e competências dos estudantes de medicina em cenários simulados podem ser avaliados de forma somativa e formativa pelo OSCE e MiniCEX nas diversas áreas de atuação profissional para atender a todos os segmentos demográficos. Objetivos: Levantar experiências de aplicação de OSCE e MINICEX em cenários simulados de pediatria, preferencialmente na graduação médica, avaliando suas principais características e dificuldades com proposta de modelos facilitadores para a sua execução. Métodos: Este trabalho é uma revisão sistemática que envolve a aplicação de tais ferramentas de avaliação na graduação de medicina, predominantemente em pediatria. Utilizou as principais bases de dados entre os anos de 2009 e 2020, sendo baseado em revisões sistemáticas e estudos de intervenção comparativos e transversais sobre o tema. Resultados: Algumas dificuldades na implementação dos instrumentos incluem o uso de crianças como pacientes padronizados, modelos vivos diferentes de manequins, além de entraves na criação de um cenário simulado, utilização de checklists padronizados para a pediatria de forma generalizada, dificuldades nas habilidades de comunicação, diferenças apresentadas nas experiências dos profissionais e nas avaliações dos médicos generalistas e especialistas, podendo acarretar viés no feedbacke, assim, interferir negativamente no entendimento de aquisição de habilidades. Conclusões: O OSCE e o MINICEX em cenários simulados de pediatria apresentam aspectos positivos e negativos em comum. É necessário ampliar pesquisas comparativas, transversais ou prospectivas e revisões sistemáticas sobre o tema em todas as disciplinas e aplicar os modelos facilitadores em pediatria propostos para comprovar a eficácia dos mesmos.Background: The clinical performance, skills and competences of medical students in simulated scenarios can be assessed in a summative and formative manner by OSCE and MiniCEX in the different areas of professional activity to serve all demographic segments. Objectives: To raise experiences of application of OSCE and MINICEX in simulated pediatric scenarios, preferably in medical graduation, evaluating their main characteristics and difficulties with the proposal of facilitating models for their execution. Methods: This work is a systematic review that involves the application of such assessment tools in undergraduate medicine, predominantly in pediatrics. It used the main databases between the years 2009 and 2020, being based on systematic reviews and comparative and transversal intervention studies on thetheme. Results: Some difficulties in the implementation of the instruments include theuse of children as standardized patients, different live models of mannequins, in addition to obstacles in the creation of a simulated scenario, use of standardized checklists for pediatrics in general, difficulties in communication skills, differences presented in the professionals' experiences and in the evaluations of general practitioners and specialists, which can cause bias in the feedback and, thus, interfere negatively in the understanding of skills acquisition. Conclusions: OSCE and MINICEX in simulated pediatric scenarios have positive and negative aspects in common. It is necessary to expand comparative, cross-sectional or prospective research and systematic reviews on the topic in all disciplines and apply the proposed models in pediatrics to prove their effectiveness.AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO CLÍNICO EM CENÁRIOS DE SIMULAÇÃO NA GRADUAÇÃO MÉDICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA DA APLICAÇÃO DE OSCE E MINICEX EM PEDIATRIA