Prof.ª Dra. Marta Regina Paulo da SilvaDAISY DIAS CUNHA2025-04-052025-04-052024-10-16https://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1410A infância é uma fase crucial e fascinante da vida, caracterizada por descobertas e aprendizagens fundamentais ao desenvolvimento humano. No entanto, a garantia do direito à cidade aos bebês e crianças pequenas continua sendo um desafio significativo. Isso se deve, em parte, a uma concepção equivocada e adultocêntrica que vê os bebês e crianças como sujeitos desprovidos de direitos e singularidades, impedindo o reconhecimento dessa etapa como um momento único e essencial. A presente pesquisa aborda o direito das crianças pequenas e dos bebês à cidade, com ênfase no papel das creches como espaços de transformação social. O objetivo geral foi compreender como os(as) docentes de um Centro de Educação Infantil (CEI), no município de São Paulo, por meio de suas práticas pedagógicas, contribuem para assegurar tal direito. Entre os objetivos específicos, destacam-se: identificar ações dos(as) professores(as) que promovem o direito à cidade para bebês e crianças; analisar o reconhecimento desse direito nos documentos curriculares da Cidade de São Paulo; e, como produto educacional, elaborar um caderno de apoio pedagógico em formato de livro eletrônico (e-book) interativo. O referencial teórico baseou-se nas discussões sobre o direito à cidade de Henry Lefebvre e, com relação ao direito à infância, partiu-se das contribuições de autores(as) como Manuel Jacinto Sarmento, Francesco Tonucci, Paulo Freire, Márcia Aparecida Gobbi, Marta Regina Paulo da Silva e Fúlvia Rosemberg, entre outros(as) estudiosos(as) do tema. A metodologia adotada foi qualitativa, incluindo análise documental dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana e o Currículo da Cidade de São Paulo – Educação Infantil, além da realização de um grupo focal com professores(as) do CEI. A pesquisa permitiu aprofundar as reflexões sobre o papel da cidade na vida dos bebês e crianças pequenas, destacando a importância de criar e manter espaços onde esses indivíduos possam se expressar livremente dos quais possam participar ativamente. Os(as) docentes entendem suas práticas pedagógicas como meios de promover o direito à cidade, facilitando interações significativas que reconhecem e valorizam as contribuições das crianças para o ambiente urbano. Contudo, destacaram vários desafios de ordem estrutural e cultural que dificultam esse trabalho. Os resultados indicaram a urgência de políticas públicas mais inclusivas, que considerem a voz e as necessidades dos bebês e das crianças pequenas, especialmente no planejamento urbano. Como produto educacional, sugere-se a produção de um e-book destinado a educadores(as), no intuito de fomentar a compreensão e o aprofundamento acerca do direito à cidade e da participação de bebês e crianças pequenas no processo de democratização dos espaços urbanos, bem como de enfatizar seu reconhecimento como sujeitos de direitos.Childhood is a crucial and fascinating phase of life, marked by fundamental discoveries and learning essential to human development. However, guaranteeing the right to the city for babies and young children remains a significant challenge. This is partly due to a misguided, adult-centric conception that views babies and children as subjects devoid of rights and uniqueness, preventing the recognition of this phase as a unique and essential moment. The present research addresses the right of young children and babies to the city, with an emphasis on the role of daycares as spaces for social transformation. The general objective was to understand how teachers in a Child Education Center (CEI) in the municipality of São Paulo, through their pedagogical practices, contribute to ensuring this right. Among the specific objectives are: identifying actions taken by teachers that promote the right to the city for babies and young children; analyzing the recognition of this right in the curricular documents of the City of São Paulo; and, as an educational product, creating an interactive pedagogical support booklet in the form of an electronic book (e-book). The theoretical framework was based on discussions of the right to the city by Henry Lefebvre, and on the right to childhood with authors such as Manuel Jacinto Sarmento, Francesco Tonucci, Paulo Freire, Márcia Aparecida Gobbi, Marta Regina Paulo da Silva, and Fúlvia Rosemberg, as well as other scholars of childhood. The adopted methodology was qualitative, including document analysis of the Paulistana Early Childhood Education Quality Indicators and the City of São Paulo Curriculum – Early Childhood Education, as well as a focus group with CEI teachers. The research allowed for a deeper reflection on the role of the city in the lives of babies and young children, highlighting the importance of creating and maintaining spaces where these individuals can express themselves freely and actively participate. The teachers understand their pedagogical practices as means to promote the right to the city, facilitating meaningful interactions that recognize and value children's contributions to the urban environment. However, they highlighted several structural and cultural challenges that hinder this work. The results indicated the need for more inclusive public policies that consider the voices and needs of babies and young children, especially in urban planning. As an educational product, an e-book was produced for educators, aimed at fostering understanding and deepening awareness of the right to the city and the participation of babies and young children in the democratization of urban spaces, as well as emphasizing their recognition as subjects of rights.POR UMA PRÁTICA DOCENTE TRANSFORMADORA: A CRECHE E O DIREITO À CIDADE PARA BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULOinfânciacidadaniacrecheprática pedagógicadireito à cidade.ChildhoodCitizenshipDaycarePedagogical PracticeRight to the city.