Profª. Drª. Maria de Fátima Ramos de AndradeRenata Cristina Polydoro2025-01-232025-01-232020-12-14https://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/624O presente estudo tem como problema de pesquisa investigar estratégias formativas necessárias no processo de indução do professor iniciante, sob a ótica do professor atuante na Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, o objetivo geral foi investigar quais estratégias formativas são imprescindíveis e como contribuem para a inserção deste profissional no contexto escolar. Com relação aos objetivos específicos, procurou-se identificar as dificuldades que o professor iniciante enfrenta no processo de indução na EJA e analisar as estratégias que o docente utiliza nos primeiros anos de sua carreira. Quanto ao método e procedimentos pedagógicos, optou-se por um estudo de abordagem qualitativa descritivo-analítico, em duas etapas: pesquisa bibliográfica sobre a temática proposta e levantamento de dificuldades que os professores iniciantes enfrentam no processo de indução na modalidade EJA, por meio de questionários e entrevistas. Para a análise dos dados nos amparamos nos estudos de Marcelo Garcia, Cochran-Smith, Paulo Freire e Moacir Gadotti, dentre outros. Como resultado, constatou-se que há necessidade de um projeto de indução e acompanhamento docente, pautado na historicidade da modalidade e em seus sujeitos. Como produto da pesquisa, no formato de ebook, apresentamos algumas diretrizes para o processo de indução do professor iniciante. Além de ser um material formativo, o produto proposto intenciona sensibilizar os professores iniciantes com a premissa de que é por meio do trabalho colaborativo nas comunidades de aprendizagem que o desenvolvimento profissional docente avançará.The present study has as research problem to investigate training strategies necessary in the process of induction of the beginning teacher, from the perspective of the teacher working in the Education of Youths and Adults (EJA) of the Final Years of Elementary School. In this sense, the general objective was to investigate which training strategies are essential and how they contribute to the insertion of this professional in the school context. With regard to specific objectives, we sought to identify the difficulties that the beginning teacher faces in the process of induction in EJA and to analyze the strategies that the teacher uses in the first years of his career. As for the pedagogical method and procedures, we opted for a qualitative descriptive-analytical study, in two stages: bibliographic research on the proposed theme and survey of difficulties that beginning teachers face in the process of induction in the EJA modality, through questionnaires and interviews. For data analysis we rely on the studies of Marcelo Garcia, CochranSmith, Paulo Freire and Moacir Gadotti, among others. As a result, it was found that there is a need for a project to induce and accompany teachers, based on the historicity of the modality and its subjects. As a product of the research, in ebook format, we present some guidelines for the process of induction of the beginning teacher. In addition to being a training material, the proposed product intends to sensitize beginning teachers with the premise that it is through collaborative work in the learning communities that the professional development of teachers will advanceESTRATÉGIAS DE INDUÇÃO DO PROFESSOR NA MODALIDADE DE EJA