Prof. Dr. Marco Antonio Pinheiro da SilveiraRobson Ribeiro de Azevedo2025-03-302025-03-302013-08-27https://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1310O presente estudo propôs-se a estudar os relacionamentos interorganizacionais de empresas que atuam em Rede e foi realizado junto às empresas participantes do Polo Design Center, Rede Organizacional do segmento de arquitetura e decoração. O objetivo do trabalho foi verificar a contribuição dos relacionamentos interorganizacionais no processo de aprendizagem em Gestão Empresarial das micro e pequenas empresas que atuam em Rede. A pesquisa desenvolvida foi de natureza descritiva e dividida em 2 (duas) etapas. Na primeira teve como fontes de evidência entrevistas semiestruturadas com a direção e empresas participantes do Polo. Na segunda etapa foram encaminhados questionários por meio digital aos 68 gestores das empresas associadas ao Polo. O questionário foi respondido por 32 empresas. Assim, concluiu-se que as trocas de informações entre as empresas e demais membros da Rede, oferecem uma pequena contribuição para o processo de aprendizagem dos gestores. Verificou-se, também, que nas áreas de Marketing, Logística e Recursos Humanos as práticas de Gestão são desenvolvidas de forma precária em sua maioria. A área de finanças, no entanto, é a única área em que os gestores afirmaram adotar a maior parte das práticas de forma satisfatória. Notou-se que, os gestores que realizavam a gestão da empresa de forma precária, em sua maioria, aprenderam a realizá-la sozinhos sem apoio de fontes de aprendizado. No sentido oposto, aqueles que adotavam satisfatoriamente as práticas de gestão aprenderam a desenvolver o trabalho em cursos e consultorias. Verificou-se também que as trocas de informações entre as empresas ocorreram em sua maioria em encontros informais e no curso de empreendedorismo realizado pela diretoria do Polo. Esse processo de trocas, no entanto, não era prioridade para a direção da Rede e mesmo para as próprias empresas, o que fez com que a maior parte das informações trocadas fosse superficial e de baixa contribuição para o processo de aprendizagem das empresas. Para trabalhos futuros, sugere-se verificar se a realidade observada neste estudo, onde a troca de informações não é objetivo principal da Rede, ocorre também em outros agrupamentos. Além disso, verificar qual a dinâmica das trocas de informações em uma Rede Organizacional que trabalhe essas trocas de forma prioritária e estruturada.The present study aimed to study the inter-relationships of companies operating in Network and was conducted with the companies participating in the Polo Design Center, a Network Organizational in the sector of architecture and decoration. The objective was to assess the contribution of inter-organizational relationships in the learning process in business management of micro and small companies working in Network. The research is descriptive in nature and was divided into two (2) steps. The first had as sources of evidence semistructured interviews with management and companies participating in the Polo. In the second stage questionnaires were sent by digital means the 68 managers of companies associated with the Polo. The questionnaire was answered by 32 companies. Thus, it was concluded that the exchange of information between companies and other members of the Network, offer a small contribution to the learning process of managers. It was found, too, that in the areas of Marketing, Logistics and Human Resources Management practices are developed precariously mostly. The area of finance, however, is the only area in which managers claim to adopt the practices most satisfactorily. It was noted that managers who perform management company precariously, mostly learned to do it alone without the support of learning resources. On the other hand, those who adopt management practices successfully learned to develop the work in courses and consultancies. It was also found that the exchange of information between companies occurred mostly in informal and entrepreneurship course held by the board of Polo. This exchange process, however, is not a priority for the network direction and even the companies themselves, which makes most of the information exchanged is superficial and low contribution to the learning process of the companies. For future studies, it is suggested to check the reality observed in this study, where the exchange of information is not the main objective of the Network, also occurs in other groupings. Also, check also that the dynamics of information exchange in a Network Organizational that works these exchanges as a priority and structured.A CONTRIBUIÇÃO DOS RELACIONAMENTOS INTERORGANIZACIONAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM GESTÃO EMPRESARIAL: UM ESTUDO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO POLO DESIGN CENTERGestão EmpresarialRedes OrganizacionaisTrocas de InformaçõesOrganizational NetworksExchange of InformationBusiness Management.