Prof.ª Dra. Maria do Carmo RomeiroPriscila de Castro Garcia2025-01-232025-01-232023-12-19https://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/744A gestão escolar é um tema latente na educação brasileira, sendo um objeto de estudo para diversos autores. Atendo-se a essa questão, a gestão dos centros educacionais torna-se ponto fulcral para discutir a qualidade da educação e pensar no reverso do fracasso, orientando práticas para a solidificação de elementos produtores direta ou indiretamente do sucesso escolar dos estudantes. Portanto, evidencia-se que o profissional da gestão escolar necessitaria estar imbuído de características, para além da formação de base (a pedagogia), que o auxiliarão na tomada de decisões assertivas sobre o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Evidenciando o problema dessa pesquisa: com quais conteúdos e procedimentos formar gestores em empreendedorismo educacional? O objetivo geral do trabalho é buscar atributos da gestão da unidade escolar empreendedora. O objetivo específico é evidenciar a descrição das atividades, responsabilidades e necessidades do processo, segundo uma perspectiva da gestão escolar empreendedora. Através disso, observar características/competências que operacionalizam o perfil de gestor escolar empreendedor. Desse modo, demonstrar lacunas pessoais e profissionais do gestor que suscitem a necessidade de formação diante das exigências do perfil de gestor empreendedor. Então, evidenciar lacunas profissionais que suscitem a necessidade de formação do gestor diante das exigências da gestão escolar empreendedora. A escolha do tema perpassa por vivências da autora em escolas públicas e particulares, fruto de atividades profissionais desenvolvidas nos últimos 20 anos. Os procedimentos metodológicos desse estudo foram pautados na perspectiva qualitativa levando em consideração a natureza do problema de pesquisa, bem como o seu desdobramento operacionalizado por meio dos objetivos específicos. Conclui-se que o produto dessa pesquisa visa elaborar, um programa de formação de gestor educacional empreendedor, contemplando conteúdo programático, carga horária, estratégias e técnicas para formação e instrumentos de avaliação do processo formativo, segundo uma perspectiva da gestão escolar empreendedora.School management is a latent topic in Brazilian education, being an object of study for several authors. Considering this issue, the management of educational centers becomes a focal point for discussing the quality of education and thinking about the reverse side of failure, guiding practices to solidify elements that directly or indirectly produce students' academic success. Therefore, it is clear that the school management professional would need to be imbued with characteristics, in addition to basic training (pedagogy), that will assist him in making assertive decisions about the students' teaching-learning process. They highlighted the problem of this research: With what content and procedures to train managers in educational entrepreneurship? The general objective of the work is to seek attributes of the management of the entrepreneurial school unit. The specific objectives are to highlight the description of the activities, responsibilities and needs of the process, according to an entrepreneurial school management perspective. Through this, observe characteristics/competencies that operationalize the profile of an entrepreneurial school manager. Demonstrate the manager's personal and professional gaps that raise the need for training given the demands of the entrepreneurial manager profile. Highlight professional gaps that raise the need for manager training in the face of the demands of entrepreneurial school management. The choice of theme is based on the author's experiences in public and private schools, the result of professional activities developed over the last 20 years. The methodological procedures of this study will be based on a qualitative perspective, taking into account the nature of the research problem, as well as its operationalization through the specific objectives. It is concluded that the product of this research aims to develop a training program for an entrepreneurial educational manager, covering programmatic content, workload, strategies and techniques for training and instruments for evaluating the training process, according to an entrepreneurial school management perspective.PROFISSIONALIZAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE CONTEÚDOS E PROCEDIMENTOS DA FORMAÇÃO EMPREENDEDORA