Prof.ª Dra. Sanny Silva da RosaTiago Luiz de Araujo2025-01-232025-01-232024-06-21https://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/768Após o período pandêmico, as relações intraescolares se tornaram ainda mais desafiadoras. A violência física, verbal e virtual tem permeado o ambiente escolar, gerando grandes embates entre todos membros da comunidade escolar. Em um cenário cada vez mais carente de espaços democráticos de diálogo, este trabalho de pesquisa tem como objetivo principal investigar as contribuições da implementação de assembleias de classe nos anos iniciais de uma escola municipal de São Caetano do Sul, pela ótica da gestão democrática, embasado na concepção de Ulisses Ferreira de Araujo e Josep Maria Puig. Compreende o percurso histórico da educação brasileira e da democracia para o exercício da cidadania, em uma linha temporal que abrange as influências ancestrais sobre a contemporaneidade. Reflete sobre os elementos constituintes dos conflitos, seus benefícios para o desenvolvimento global do indivíduo e formas pacíficas de resolução. Metodologicamente classifica-se como uma pesquisa-ação colaborativa, referenciada por Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina e Michel Thiollent. Cumpre todas as etapas estruturais desse modelo de pesquisa por meio do planejamento coletivo, realização de seis seminários, propostas contínuas de ação-reflexão, de modo integrado ao grupo de pesquisa; analisando as influências ocorridas na gestão escolar. Pretende em seus objetivos específicos: realizar o registro documental de proposta de implementação de estratégias de gestão democrática em escolas da rede municipal de São Caetano do Sul; desenvolver, de forma colaborativa, um projeto piloto de implantação de assembleias de classe com professores dos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal de São Caetano do Sul; formular uma proposta de institucionalização de assembleia de classe como política pública curricular no município de São Caetano do Sul, tendo como produto final diretrizes para implementação de assembleias de classe em formato de e-book. Após análise de resultados, é possível afirmar que as assembleias de classe contribuem para a melhoria das relações intraescolares, diminuição da violência, ampliação dos espaços democráticos de fala no ambiente escolar, interação entre pares, desenvolvimento da empatia, respeito, protagonismo docente e estudantil, formação de cidadãos conscientes que zelam pela preservação e ampliação da democraciaAfter the pandemic period, intra-school relationships became even more challenging. Physical, verbal and virtual violence has permeated the school environment, generating major clashes between all members of the school community. In a scenario increasingly lacking in democratic spaces for dialogue, this research work's main objective is to investigate the contributions of implementing class assemblies in the initial years of a municipal school in São Caetano do Sul, from the perspective of democratic management, based on designed by Ulisses Ferreira de Araujo and Josep Maria Puig. It comprises the historical path of Brazilian education and democracy for the exercise of citizenship, in a timeline that encompasses ancestral influences on contemporary times. Reflects on the constituent elements of conflicts, their benefits for the overall development of the individual and peaceful forms of resolution. Methodologically, it is classified as collaborative action research, referenced by Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina and Michel Thiollent. Complies with all structural stages of this research model through collective planning, holding six seminars, continuous action-reflection proposals, integrated into the research group; analyzing the influences that occurred in school management. Its specific objectives are: to document the proposal for implementing democratic management strategies in schools in the municipal network of São Caetano do Sul; develop, collaboratively, a pilot project to implement class assemblies with teachers from the initial years of elementary school in a municipal school in São Caetano do Sul; formulate a proposal for the institutionalization of class assemblies as a public curricular policy in the municipality of São Caetano do Sul, with the final product having guidelines for implementing class assemblies in e-book format. After analyzing the results, it is possible to affirm that class assemblies contribute to the improvement of intra-school relations, reduction of violence, expansion of democratic spaces for speech in the school environment, interaction between peers, development of empathy, respect, teacher and student protagonism, formation of conscious citizens who care for the preservation and expansion of democracyASSEMBLEIAS DE CLASSE COMO ESTRATÉGIA PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA COLABORATIVA NA REDE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL