Profª. Drª. Priscila Ferreira PerazzoDurval Moretto Júnior2025-01-242025-01-24https://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/977O tema desta dissertação é a comunicação das histórias de vida por meio da fotografia. Por meio de recursos audiovisuais foram geradas imagens que permitiram efetuar a comunicação com agilidade e promoveram a autocompreensão das pessoas envolvidas na pesquisa. Partiu-se das indagações sobre como a fotografia pode ser mediadora de uma narrativa fotográfica de identidade do fotógrafo ou uma narrativa fotográfica de si. O objetivo deste trabalho é comprovar a eficiência da fotografia como uma nova forma de narrativa, adotando, transversalmente, uma pesquisa-ação participativa com algumas integrantes de uma cooperativa de reciclagem do lixo, em uma comunidade do Guarujá (SP), no bairro de Santa Cruz dos Navegantes, denominada Cooperilha. A fotografia repetiu mecanicamente relatos de acontecimentos e comunicou os elementos de identidade cultural, que foram mostrados no processo de (re)memorização de tais acontecimentos. Valemo-nos da metodologia do Conto Etnofotográfico, um método que torna o aprendizado célere e revela-se inovador por compartilhar algo de uma nova maneira, levando o aprendiz a conhecer a estrutura da linguagem fotográfica.The theme of this dissertation is the communication of life stories through photography. Images were acquired by making audiovisual resources that allowed communication with agility and promoted other forms of comprehension about identity and otherness. Broke of questions about how photography can be a mediator of a photographic narrative identity of the photographer or photographic narrative itself. The aim of this work is to prove the efficiency of photography as a new narrative form, adopting, across a participatory action research with some members of a cooperative of waste recycling in a community of Guarujá (SP) in the neighborhood of Santa Cruz dos Navegantes, called Cooperilha. The photography repeated mechanically, reports of events and communicated the elements of cultural identity, which were shown in the (re) memory of such events. We have used the methodology of Etnofotográfico Tale, a method that makes learning faster and reveals groundbreaking for sharing something in a new way, leading the learner to know the structure of the photographic language.CONTOS ETNOFOTOGRÁFICOS NA COMUNIDADE COOPERILHA DO GUARUJÁ (SP)