Prof. Dr. Alan César Belo AngeluciMarco Antonio Nogueira2025-01-242025-01-242016-12-13https://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1024Este estudo procura entender e discutir os benefícios aos professores obtidos na comunicação em sala de aula, tendo o uso de dispositivos móveis como ferramenta de ensino. O ponto de partida são os estudos de Castells (2006) sobre a transformação da cultura digital gerada pela evolução da tecnologia. A transformação da cultura digital remete a uma reflexão para os estudos de Prensky (2001) que aborda conflitos geracionais entre "nativos digitais", jovens que nasceram na era digital, e "imigrantes digitais", pessoas que necessitam de treinamento para a utilização de tecnologia. Os conflitos e desafios da educação contemporânea são trabalhados pelos estudos da UNESCO (2013), apontando diretrizes que podem apoiar os professores na utilização de dispositivo móvel em sala de aula. Os estudos da teoria dos usos e gratificações foram inseridas no estudo para auxiliar na compreensão dos benefícios e motivações que levam a professores a adotar dispositivo móvel em sala de aula. Para entender estes conflitos, desafios e benefícios, buscou-se realizar um estudo através de casos múltiplos com escolas que adotaram dispositivo móvel no ensino. A análise de conteúdo foi realizada integrando as entrevistas qualitativas dos quinze professores com o Survey quantitativo respondido pelos demais professores das escolas selecionadas, com as categorizações dos estudos de Sundar e Limperos (2013). Com estas informações foi possível identificar estes benefícios aos professores com o uso de dispositivos móveis em sala de aula: Possibilita a visitação à lugares remotos, formação de uma comunidade, torna mais ativo, permite um controle dinâmico, cria uma variedade de informação, dão apoio, promove a interação, e empregabilidade. A dissertação procurou entender e identificar nos processos comunicacionais na área da educação os benefícios que se apresentam aos professores, especialmente em seus aspectos de inovação na utilização de dispositivos móveis em sala de aula.This study seeks to understand and discuss the benefits to teachers that perform their communication in the classroom using mobile devices as a teaching tool. The starting point brings Castells‟ (2006) studies on the transformation of digital culture generated by the evolution of technology, which transformation leads to a reflection for the studies of Prensky (2001) that addresses generational conflicts between "digital natives", young people born in the digital era, and "digital immigrants", people who need training for the use of technology . The conflicts and challenges of contemporary education are addressed by UNESCO (2013) studies, pointing out guidelines that can support teachers to adopt such technology in the classroom. The studies of the theory of uses and gratifications were inserted in this study to assist in a better comprehension of the benefits and motivations that lead teachers to adopt mobile technology in the classroom. To understand these conflicts, challenges and benefits, we sought to carry out a case study with schools that adopted mobile technology in the educational process. The content analysis that integrates the qualitative interviews of the fifteen teachers, with the quantitative survey answered by the other teachers from the chosen schools, and using the categorizations of the studies of Sundar and Limperos (2013) it was possible to identify these benefits reported by the teachers: Being there, community building, makes it more active, allows a dynamic control, creates a variety of information, gives support, interaction, and employment. The dissertation sought to understand and identify inside the communicational processes in the education area the benefits that are presented to teachers, especially in the aspects of innovation in the usage of mobile devices in the classroom.OS BENEFÍCIOS DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA OS PROFESSORES: OLHARES A PARTIR DA TEORIA DOS USOS E GRATIFICAÇÕES