Profa. Dra. Sanny Silva da RosaMaraligia da Silva2025-01-232025-01-232021-06-14https://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/660Esta dissertação teve como objetivo geral analisar as ações desenvolvidas pelos diretores escolares com vistas à construção de uma cultura escolar inclusiva dos alunos com deficiência em escolas da rede municipal de Santo André. O tema da pesquisa emergiu das experiências profissionais da pesquisadora em meio à implementação das políticas de Educação Inclusiva na rede municipal e partiu da seguinte questão: que ações têm sido implementadas pelos diretores escolares no sentido de construir uma cultura inclusiva dos alunos com deficiência em escolas da rede municipal de Santo André? Após breve histórico dos marcos legais internacionais e da evolução das políticas de Educação Inclusiva na legislação brasileira, o trabalho traz uma análise das políticas de inclusão do município, em específico das que se referem aos alunos com deficiência. A coleta de dados foi realizada por meio da técnica de Grupo de Discussão com quatro diretoras da rede municipal. Os achados foram analisados a partir da abordagem qualitativa da Análise de Prosa, concluindo se que a construção de uma cultura inclusiva depende das ações do gestor em torno de três papéis fundamentais: o de gestor-formador; o de gestor mediador de conflitos; e o de gestor articulador do trabalho coletivo na escola. Os dados apontam que a postura do diretor deve ser propositiva e deve estimular a construção coletiva e responsável da prática pedagógica. A gestão democrática é prática imprescindível nessa construção, na qual o diretor deve buscar o equilíbrio entre autoridade e cooperação. Uma postura de acolhimento frente às fragilidades e inseguranças de membros da equipe pedagógica e mesmo dos familiares dos alunos com deficiência aparece como princípio de uma relação de respeito e parceria, fundamental para o sucesso desse processo. O produto da pesquisa consiste na criação de uma página eletrônica na qual serão compartilhados, além do protocolo de ações do diretor escolar para uma cultura inclusiva, documentos, legislação sobre educação inclusiva, educação especial e inclusão escolar, bem como outras informações de utilidade para o diretor escolar, a fim de propiciar o aprofundamento das discussões sobre inclusão escolar, qualidade social da educação, entre outras.This dissertation has as objective to analyze the actions developed by school principals with the aim of building an inclusive school culture of students with disabilities in educational network of Santo André. The theme emerged from this searcher's professional experiences amid the implementation of Inclusive Education policies in the municipal network and started from the following question: which actions have been implemented by school principals in order to build an inclusive culture for students with disabilities in schools in the city? After a brief history of international legislation frame works and the evolution of Inclusive Education policies in Brazilian legislation, the work brings analysis of the municipality'sinclusion policies, specifically those that refer to students with disabilities. Data collection was performed using the Discussion Group technique with four principals from the municipal schools network. The findings were analyzed from the qualitative approach of Prose Analysis, concluding that the construction of an inclusive culture depends on the actions of the principal around three fundamental roles: that of manager-trainer; that of conflict mediation manager; and the coordinator of collective work at school. The data indicate that the principals' posture must be purpose full and should encourage the collective and responsible construction of pedagogical practice. Democratic management is na essential practice in this process, where the principal must seek a balance between authority and cooperation. A welcoming attitude towards the weaknesses and insecurities of members of the pedagogical team and even the families of students with disabilities appears as the principle of a relationship of respectand e partnership, fundamental to the success of this process. The product of the research consists of the creation of an website where will be shared the protocol of actions of the school principal for an inclusive culture, documents, legislation on inclusive education, special education and school inclusion and other information useful for the school principal, in order to provide further discussions on school inclusion and social quality of education, among others.AÇÕES DO DIRETOR ESCOLAR NA CONSTITUIÇÃO DE UMA CULTURA INCLUSIVA: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ/SP