Prof. Dr. Sérgio Feliciano CrispimLidiane Campos Britto2025-01-232025-01-232018-07-03https://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/559O cenário educacional brasileiro tem mudado de forma expressiva, desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996 (LDB, 1996). A partir desse momento, crescem no país os movimentos de fusões, aquisições e injeção internacional de capital nas instituições de educação superior privadas. Com isso, formam-se grandes grupos educacionais, que, desde então, têm trazido para o setor, por meio de seus modelos de negócio, suas propostas de valor. Pesquisas relacionadas a modelos de negócio em educação a distância são recentes, sobretudo no Brasil. Observa-se uma lacuna teórica que justifica a pesquisa sobre esse assunto no meio acadêmico, dado que no âmbito empresarial e empírico ele já é bastante explorado. Dessa forma, esta pesquisa criou e analisou a taxionomia dos modelos de negócios de graduação na modalidade Educação a Distância das Instituições de Educação Superior privadas do Brasil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa em duas fases: pesquisa exploratória com base em cinco entrevistas semiestruturadas e uma pesquisa de campo (levantamento), com uma amostra de 43 instituições de educação superior privadas que ofertam graduação na modalidade EaD. Para a análise da pesquisa, foi utilizada a análise de cluster. De forma geral, foram formados de dois a três grupos (agrupamentos) em cada um dos nove componentes do modelo de negócio, com base nas respostas do instrumento de pesquisa. A partir desse entendimento e da análise das características de cada grupo, foram criadas as suas classificações taxionômicas, objetivo central deste trabalho. Também foram identificados e analisados dois modelos de negócios distintos e mais recorrentes em educação a distância, com base no estudo das 43 IES pesquisadas.In recent years the Brazilian educational scenario has changed significantly since the enactment of the National Education Guidelines and Bases Law of December 20, 1996 (LDB, 1996). As from that moment occurred an appeal to international capital investments, such as mergers and acquisition, in Brazilian private higher education institutions. Due that some large educational corporations have been formed through their business models and value propositions. In addition, the development researches related that e-learning business models are recent in Brazil and its noticed that there is a gap of theoretical literature about the theme which by itself justifies this research in the academic area, even because in the business matter, it has been fairly applied and explored. So that this research has created and analysed the taxonomy of undergraduate business models in the segment of Distance Education (e-learning) in Brazilian private higher education institutions. For that, this research took place in two phases: an exploratory research based on five semistructured interviews, and a descriptive research based on the field studies considering a sample of 43 private higher education institutions on graduation on Distance Education (e-learning) model. Regarding to the data analysis clusters or agglomerates were made based on two to three groupings in each of the nine components of the business model considering to research instrument responses. To sum up from its results, understandings in and of course based on the characteristics of each group, taxonomic classifications were proposed fulfilling the central objective of this research work. Two distinct and recurrent business models in distance education were also identified and analyzed, based on the study of the 43 institutions surveyed.MODELOS DE NEGÓCIO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADAS NO BRASIL