Prof. Dr. Silvio Augusto MinciottiÉrica de Souza Franco2025-03-282025-03-28https://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1060Trata-se de um estudo exploratório, conduzido por meio de um estudo de caso em duas unidades-caso, e com o apoio da literatura sobre marketing de serviços, marketing de relacionamento e trabalhos de campos elaborados pelo SEBRAE. Investigou-se, no contexto de pequenas empresas prestadoras de serviços, a adoção do marketing de relacionamento como respaldo à retenção de clientes, fomento à comunicação boca-a-boca positiva e alternativa viável à propaganda visando a conquista de novos clientes. Identificaram-se, no âmbito das empresas estudadas, evidências da aplicabilidade das propostas, bem como alguns aspectos que podem dificultá-las.O MARKETING DE RELACIONAMENTO COMO ALTERNATIVA À PROPAGANDA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM ESCOLAS DE IDIOMAS DE SÃO CAETANO DO SULComunicação Boca-a-BocaEstudo de CasoFidelidadeMarketingMarketing de RelacionamentoMarketing de ServiçosPequenas Empresas