Prof. Dr. Daniel Leite PortellaLetícia Cleto Duarte Sugiyama2025-01-242025-01-242023-02-02https://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/907INTRODUÇÃO: As Novas Diretrizes Curriculares (2014) incentivam a aplicação das metodologias ativas no ensino médico por gerarem uma maior corresponsabilização do aluno na sua própria formação e aquisição de conhecimento, ou seja, o aluno deve “aprender a aprender”. Sendo assim, o pensamento crítico é uma importante competência durante a formação médica. Embora as metodologias ativas apresentem altos níveis de sucesso no processo de aprendizagem, também podem ser indutoras de ansiedade e Síndrome de Burnout nos estudantes. OBJETIVO: Estimar a prevalência de Síndrome de Burnout em estudantes de medicina do 1o ao 4 o semestre e elaborar uma estratégia de estímulo ao pensamento crítico para atuar como fator protetor para Síndrome de Burnout. MÉTODOS: Desenho transversal, com abordagem quantitativa, de natureza aplicada, com objetivo descritivo e comparativo. Amostra por conveniência, composta por estudantes do 1o ao 4 o semestre do curso de medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – Campus Centro. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação dos questionário: 1- Perfil Sociodemográfico, 2- Copenhagen Burnout Inventory- Student Version (CBI -S) e 3- Escala de Estresse Percebido (PSS), aplicados de forma remota. RESULTADOS: Participaram da pesquisa 72 alunos A prevalência de Burnout foi de 34.7% em nível muito alto , de 27.8/% em nível alto e 15.3% em nível moderado. A maioria, 90,3%, apresentou grau moderado de estresse percebido e 9,7% apresentaram grau baixo de estresse percebido. Observou-se que os estudantes mais velhos e homens apresentaram associação significante para o grau elevado de Burnout. CONCLUSÃO: A prevalência de Burnout na amostra é maior que a apresentada na literatura brasileira e mundial. Uma limitação do estudo foi o curto período de coleta de dados, além de ter ocorrido no período de provas finais do ano letivo. PRODUTO: Foi elaborado um guia que apresenta a condução de oficina que estimule o pensamento crítico dos estudantes de medicina, e assim, promova maior grau de autonomia e maior capacidade de lidar com ambiguidades e incertezas para atuar como fator protetor de síndrome de Burnout.INTRODUCTION: The New Curriculum Guidelines (2014) encourage the application of active methodologies in medical education by generating greater co-responsibility of the student in their own training and knowledge acquisition, that is, the student must “learn to learn”. Therefore, critical thinking is an important competence during medical training. Although active methodologies show high levels of success in the learning process, they can also induce anxiety and Burnout Syndrome in students. OBJECTIVE: To estimate the prevalence of Burnout Syndrome in medical students from the 1st to the 4th semester and to develop a strategy to encourage critical thinking to act as a protective factor for Burnout Syndrome. METHODS: Cross-sectional design, with a quantitative approach, of an applied nature, with a descriptive and comparative objective. Exempt sample, composed of students of the medical course at the Municipal University of São Caetano do Sul - Campus Centro, who meet the inclusion criteria and who agree to participate and signed the Free and Informed Consent Form, remotely. Data collection was carried out through the application of tests: 1- Sociodemographic Profile, 2- Copenhagen Burnout Inventory- Student Version (CBI-S) and 3- Perceived Stress Scale (PSS). RESULTS: 72 students participated in the research. The prevalence of Burnout was 34.7% at a very high level, 27.8% at a high level and 15.3% at a moderate level. The majority, 90.3%, had a moderate degree of emotional stress and 9.7% had a low degree of emotional stress. Note that older students and men showed a significant association with a high level of Burnout. CONCLUSION: The prevalence of Burnout in the sample is higher than that presented in Brazilian and world literature. A limitation of the study was the short period of data collection, in addition to having occurred during the final exam period of the school year. PRODUCT: “A guide was prepared that presents the conduction of a workshop that stimulates critical thinking in medical students, and thus promotes a greater degree of autonomy and greater ability to deal with ambiguities and shocks to act as a protective factor against Burnout syndrome.INVESTIGAÇÃO DE SÍNDROME DE BURNOUT EM ESTUDANTES DE MEDICINA E ESTÍMULO AO PENSAMENTO CRÍTICO COMO FATOR PROTETOR