Brito, Carlos Alexandre FelícioMoraes, Hugo Martinez2025-08-292025-08-292024-02-28https://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1483O Projeto Integrador (PI) é uma estratégia pedagógica usada no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC São Paulo, que promove a interdisciplinaridade e articula saberes e práticas com as demandas do mercado de trabalho. Ele incentiva o protagonismo dos alunos na aprendizagem e favorece o desenvolvimento de competências técnicas e empreendedoras, integrando teoria e prática. Apesar de sua importância na formação técnica em saúde, a implementação do PI enfrenta desafios significativos, como a falta de compreensão dos alunos sobre seu papel e o baixo comprometimento em relação às atividades propostas, assim como a dificuldade dos professores em orientar a condução dos projetos. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a percepção dos professores de formação técnica em saúde do SENAC São Paulo sobre o Projeto Integrador (PI), com ênfase no desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo, na integração curricular e no aprimoramento das competências técnicas e empreendedoras. Procedimentos teórico-metodológicos: A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e exploratória, com base no Construtivismo Social. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários aplicados a 24 professores do SENAC, analisados com o software IRaMuTeQ e utilizando a Análise de Conteúdo Automatizada e o Método de Reinert para a categorização lexical. Principais achados: Os professores reconhecem o valor do Projeto Integrador para o desenvolvimento dos alunos, especialmente no que diz respeito ao aprimoramento das competências profissionais e empreendedoras. Contudo, foram identificados desafios relacionados à interdisciplinaridade, que ainda é pouco compreendida, e à dificuldade de promover uma maior colaboração entre disciplinas. O pensamento crítico e reflexivo dos alunos, embora incentivado, ainda carece de práticas mais consolidadas, como a autoavaliação. Proposta de um Produto Técnico-Tecnológico: proposta para a criação de uma formação continuada para os docentes, com o objetivo de capacitar os professores a compreender e aplicar a interdisciplinaridade em suas práticas pedagógicas. A formação divide-se em dois momentos: o primeiro focado nos fundamentos teóricos da interdisciplinaridade e o segundo na aplicação prática, utilizando ferramentas tecnológicas e metodologias ativas. O Projeto Integrador é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de competências profissionais e empreendedoras dos alunos. No entanto, para maximizar seus impactos, é necessário superar desafios relacionados à interdisciplinaridade e à promoção do pensamento crítico e reflexivo. A formação continuada dos professores pode contribuir para a implementação mais eficaz do Projeto Integrador.info:eu-repo/semantics/openAccessCONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES QUANTO AO USO DO PROJETO INTEGRADOR NA FORMAÇÃO TÉCNICA EM SAÚDE NO SENACinfo:eu-repo/semantics/masterThesisCIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências Sociais::EducaçãoInterdisciplinaridade; pensamento crítico; educação técnica; formação de professores; educação profissional.