Prof. Dr. Herom Vargas SilvaLuciano de Souza2025-01-242025-01-242012-02-23https://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/960Desde suas origens, o videoclipe estabeleceu diversas interfaces com outrosgêneros audiovisuais contemporâneos e proporcionou experimentações estéticas enarrativas. Com o advento edesenvolvimento das tecnologias digitais de edição,animação e pós-produção, a linguagem motiongraphicsse configurou como campocriativo na relação entre o visual e o sonoro. Para compreender essefenômenocomunicacional, a proposta desta pesquisa é identificar eanalisar as formas deutilização do motiongraphicsnos videoclipes deartistas brasileiros, exibidos pela MTVentre os anos 1990 e 2010 e concorrentes em alguma categoria no VMB (Video MusicBrasil), destacando que aspectos estéticos e tecnológicos proporcionam algum tipo deinovação na construção dos videoclipes, na sua linguagem e em seu âmbito narrativo. Como resultado final, por meio de análise qualitativa a partir decategorias previamentedeterminadas na pesquisa bibliográfica, foi possível estabelecer quatro estágios deevolução técnica e estética (estágios de caráter cumulativos e não excludentes) dalinguagem nos clipes nacionais dentro do período indicado. Além disso, com otrabalhopretende-se conceituar o motiongraphicsno audiovisual, estabelecer suascaracterísticas enquanto linguagem e contribuir para um levantamento histórico do videoclipe no Brasil.Since its origins, the music video established many interfaces with other contemporary audiovisual genders, generating several aesthetics and narrative’s experiments. With the introduction and development of the digital technologies of edition, animation and post-production, the motion graphics language configured itself as a creative field in the relationship between the visual and the audible. In order to understand this communication’s phenomenon, this research aims to identify and analyze the motion graphics usage into Brazilian artists’ music videos. The videos used into this research were published by Brazilian MTV channel between 1990 and 2010 and were nominated in some category in the Brazilian video music award (called VMB). This research shows which aesthetical and technological aspects lead to innovations in the construction, language or narrative of those music videos. Using qualitative analysis build upon determined categories presented in the literature, it was possible to establish four stages of technical and aesthetical evolution (cumulative and non-excluding stages) of the language in Brazilian music videos during the period analyzed. This work also pretends to define the motion graphics into the audiovisual, establish its characteristics as a language, and contribute to a historical research of the Brazilian music videos.MÚSICA EM MOVIMENTO: A LINGUAGEM MOTION GRAPHICS NOS VIDEOCLIPES BRASILEIROS (1990-2010)