Prof. Dr. Leandro Campi PrearoRenato de Moraes Ferreira2025-03-302025-03-302017-07-08https://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1337O objetivo deste estudo foi identificar e analisar os possíveis fatores que influenciam na utilização do Mobile Banking pelos clientes bancários correntistas das instituições financeiras no município de São Paulo. Para identificação desses fatores relevantes que levam os usuários a adotarem canais alternativos, como o Mobile Banking, para a realização de transações e operações financeiras, utilizou-se como principais referências os modelos Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT), de Venkatesh et al. (2003), e algumas questões de uma pesquisa realizada pelo Federal Reserve System (2016), além da revisão da literatura dos assuntos relacionados. Também foi realizada uma pesquisa de campo descritiva em 13 agências bancárias, de natureza quantitativa, com uma amostra total de 1344 questionários entregues e, após verificação e exclusão de alguns questionários devolvidos em branco ou por mau preenchimento, foram validados 1278 questionários da amostra total, sendo que 1.199 entrevistados declararam possuir conta corrente ativa em algum banco e, desses, 600 clientes declaram utilizar o aplicativo financeiro pelo Mobile Banking. Os dados coletados foram analisados com o uso de técnicas estatísticas utilizando o software SPSS. Aplicou-se a técnica de modelagem de equações estruturais (MEE) ou Structural Equation Modeling – SEM) para serem identificadas relações de dependência entre construtos e a contribuição de cada um deles na estimação das intenções de utilizar o canal alternativo Mobile Banking e suas transações financeiras pelo celular (smartphone). De forma geral, o modelo se comportou de forma adequada. Apenas os construtos atitude de uso, condições facilitadoras e ansiedade apresentaram significância estatística e, por esse motivo, na amostra estudada, explicam a intenção de uso do Mobile Banking.The objective of this study was to identify and analyze the possible factors that influence the use of Mobile Banking by bank account holders of financial institutions in the city of São Paulo. The relevant factors in the adoption of the Mobile Banking Alternate Channel for the execution of transactions and financial operations, having as main references the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT), by Venkatesh et al. (2003), and some questions from a survey conducted by the Federal Reserve System (2016), in addition to literature review of related subjects. A descriptive field survey was carried out in 13 bank branches of quantitative nature with a total sample of 1344 questionnaires delivered, and after verification and exclusion of some questionnaires returned blank or by poor completion, 1278 questionnaires of the total sample were validated, of which 1,199 Interviewees reported having an active checking account with some bank and 600 clients who declare that they use the financial application for Mobile Banking. The data collected were analyzed using statistical techniques using SPSS software. The Structural Equation Modeling (SEM) technique was applied to identify dependency relations between constructs and the contribution of each of them in the estimation of the intentions of using the alternative channel Mobile Banking and its financial transactions By cell phone (smartphone). In general, the model behaved properly. Only the constructs attitude of use, facilitating conditions and anxiety presented statistical significance and, for this reason, in the sample studied, explain the intention of Mobile Banking use.FATORES DETERMINANTES NO USO DO MOBILE BANKING PARA OPERAÇÕES E TRANSAÇÕES FINANCEIRAS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULOClientes BancáriosMobile BankingModelo UTAUTBanking clients. Mobile banking. Model UTAUT