Profª. Drª. Marta Regina Paulo da SilvaMércia Figueiredo Della Maggiora Victor Ferreira2025-01-232025-01-232018-06-20https://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/741O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo compreender como a formação continuada oferecida pelo Centro de Capacitação dos Profissionais de Educação de São Caetano do Sul Prof.ª Zilda Arns (CECAPE) tem contribuído na formação dos(as) docentes que atuam com crianças de 0 a 3 anos, considerando as especificidades dessa faixa etária. Para tanto, a opção metodológica foi por uma pesquisa qualitativa, tendo como procedimentos a análise documental e entrevistas narrativas com professoras e gestoras de educação infantil do município. O referencial teórico utilizado contou com os estudos e pesquisas de autores(as) como Bernadete Gatti, José Carlos Libâneo, Antonio Nóvoa, Júlia Formosinho, Zilma Moraes Ramos de Oliveira, dentre outros(as). Os resultados da pesquisa revelam a ausência de sistematização do percurso de formação continuada no município de São Caetano do Sul, estando esta história em poder daqueles(as) que a vivenciaram. O resgate de tal percurso evidenciou a preocupação nos diferentes trabalhos formativos em discutir as especificidades do atendimento às crianças de 0 a 3 anos, o que se faz presente também na formação continuada oferecida pelo CECAPE. Sobre esta formação, os dados apontam para seu caráter de reflexão sobre a prática pedagógica, o que vem contribuindo, segundo as entrevistadas, para a qualificação de seu trabalho. Os espaços de Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo – HTPC - são tidos como momentos importantes de diálogo, contudo, dado o fato de ser facultativo, não possibilita a discussão coletiva, visto que muitos(as) docentes não participam. No que se refere ao cuidar e educar, funções da educação infantil, há, ainda, a necessidade de investimento formativo para a compreensão de seu caráter indissociável, de modo a superar hierarquizações no interior das instituições. A falta de professores(as) nos berçários, bem como a ausência de indicadores de qualidade que tratem das especificidades das crianças bem pequenas no documento municipal e nas atribuições docentes, revela a presença de uma perspectiva assistencialista na educação da pequena infância neste município. Com base nestes resultados, foi elaborada uma proposta de formação continuada com foco nas especificidades do atendimento às crianças de 0 a 3 anos. Conclui-se que, embora o programa de formação continuada realizado pelo CECAPE venha contribuindo com a prática pedagógica, há a necessidade de investimentos da própria Secretaria de Educação para que todas as crianças, inclusive os bebês, tenham, na sua educação, profissionais qualificados(as), com formação inicial em Pedagogia, como rege a legislação, e com oportunidades de formação continuada que lhes permitam serem sujeitos do seu próprio desenvolvimento profissional.This work presents the results of a master's research that has the objective to understand how the continuous training offered by the Center of Training of the Professionals of the Education Professor Zilda Arns (CECAPE) has contributed for the formation of the teachers that work with children from 0 to 3 years, considering the specificities of this group age. For that, the methodological option was a qualitative research, having as procedures the documentary analysis and narrative interviews with teachers and managers of early childhood education in the municipality. The theoretical framework used includes the studies and researches of authors such as Bernadete Gatti, José Carlos Libâneo, Antônio Nóvoa, Júlia Formosinho, Zilma Moraes Ramos de Oliveira, among others. The results of the research reveal the absence of the course systematization of continuing education in the municipality of São Caetano do Sul, and this history is in the hands of those who experienced it. The rescue of this course evidenced the concern in the different formative works in discussing the specificities of care for children from 0 to 3 years old, which is also present in the continuing education offered by CECAPE. Regarding this training, the data point to its reflection on pedagogical practice, which has contributed, according to the interviewees, to the qualification of their work. HTPC spaces are also considered important moments of dialogue, however, given the fact that it is optional, it does not allow collective discussion, since many teachers do not participate. Regarding the care and education, functions of early childhood education, there is the need for training investment to understand its inseparable character, in order to overcome hierarchies within institutions. The lack of teachers in nurseries, as well as the absence of quality indicators that deal with the specificities of the early childhood in the municipal document and in the teaching assignments, reveals the presence of a perspective in the education of the early childhood in this municipality. Based on these results, a proposal of continuous training was elaborated focusing on the specificities of care for children from 0 to 3 years. It is concluded that, although the continuing education program carried out by CECAPE contributes to the pedagogical practice, there is a need for investments by the Secretariat of Education itself so that all children, including infants, have qualified professionals in their education (as), with initial training in Pedagogy, as regulated by the legislation, and with opportunities for continuing education that allow them to be subjects of their own professional development.FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESPECIFICIDADES DA ATUAÇAO COM CRIANÇAS PEQUENAS NA REDE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL