Prof.ª Dra. Maria do Carmo RomeiroANDERSON GEDEON BUZAR REIS2025-04-052025-04-052024-12-06https://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1392Desde a década de 1990, as universidades têm sido demandadas a se envolverem no desenvolvimento de suas localidades, regiões e países, em especial, por serem consideradas fontes de energia para geração e disseminação de conhecimento e, assim, poderem contribuir para debates com diversos atores institucionais (empresas- governo-sociedade civil). Essa demanda foca principalmente a atuação da universidade em prol da orquestração ou integração desses atores para criação de ambientes inovativos. Para isso, as universidades necessitam avançar para além de suas missões de ensinar e pesquisar, atuando intensamente na missão de inovar. Neste contexto, por vezes, a criação de aliança entre duas ou mais instituições de ensino tende a fortalecer uma atuação institucional de liderança para o surgimento de um ecossistema de inovação promotor do desenvolvimento local/regional. Contudo, apesar desse potencial, a orquestração de interações entre atores para o surgimento de ecossistemas de inovação evidencia-se não ser uma tarefa simples. Por isso, esta pesquisa tem como objetivo geral identificar e analisar os fatores de aglutinação das universidades para formação de aliança vocacionada para estruturação de um ecossistema de inovação urbano no contexto da Quádrupla Hélice. Para atender a esse objetivo, esta pesquisa recorreu à literatura da Visão Relacional, Geografia Econômica, Orquestração de Redes e a abordagens teóricas de modelos de universidades (empreendedora e engajada). A pesquisa empírica foi desenvolvida apoiada por métodos mistos, com design sequencial exploratório, o qual na primeira fase foi utilizada uma abordagem qualitativa, que consistiu em entrevistas semiestruturadas orientadas por roteiro de temas evidenciados no referencial teórico, com atores representantes da Quádrupla Hélice. A segunda fase, quantitativa, foi realizada por meio de questionário aplicado a docentes e técnicos administrativos das universidades brasileiras. Foi utilizada a análise de conteúdo na fase qualitativa e na fase quantitativa aplicadas técnicas estatísticas básicas e análise fatorial exploratória, por meio do software SPSS, seguida de análise confirmatória dos componentes e modelagem de equações estruturais, por meio do software SmartPLS. Em termos de resultados alcançados, a pesquisa entregou a construção e a validação de indicadores originais pertencentes a nove escalas de conceito que operacionalizam as teorias e abordagens teóricas de modelos utilizadas nesta pesquisa. Além da influência dos construtos antecedentes que mais influenciaram a formação de aliança entre universidades vocacionada para estruturação de ecossistema de inovação urbano, que foram rotinas e compartilhamento de conhecimento, perfil das universidades e ambiente institucional de forma direta, e os investimentos em ativos específicos de relacionamento e os recursos complementares, sendo mediados pelo perfil das universidades. Além disso, a governança influenciou de forma direta a atuação da aliança orquestrando o ecossistema de inovação.Since the 1990s, universities have been asked to get involved in the development of their localities, regions and countries, especially as they are considered sources of energy for the generation and dissemination of knowledge and can thus contribute to debates with various institutional players (companies-government-civil society). This demand focuses mainly on the university's role in orchestrating or integrating these players to create innovative environments. In order to do this, universities need to go beyond their teaching and research missions and work intensively on their mission to innovate. In this context, sometimes the creation of an alliance between two or more educational institutions tends to strengthen institutional leadership in the emergence of an innovation ecosystem that promotes local/regional development. However, despite this potential, orchestrating interactions between actors to create innovation ecosystems is not a simple task. For this reason, the general objective of this research is to identify and analyze the factors that bring universities together to form an alliance aimed at structuring an urban innovation ecosystem in the context of the Quadruple Helix. In order to meet this objective, the research drew on the literature of Relational Vision, Economic Geography, Network Orchestration and theoretical approaches to university models (entrepreneurial and engaged). The empirical research was carried out using mixed methods, with an exploratory sequential design, in which the first phase used a qualitative approach, consisting of semi-structured interviews guided by a script of themes highlighted in the theoretical framework, with actors representing the Quadruple Helix. The second phase, which was quantitative, was carried out using a questionnaire applied to teachers and administrative staff at Brazilian universities. Content analysis was used in the qualitative phase and in the quantitative phase basic statistical techniques and exploratory factor analysis were applied using SPSS software, followed by confirmatory component analysis and structural equation modeling using SmartPLS software. In terms of results achieved, the research delivered the construction and validation of original indicators belonging to nine concept scales that operationalize the theories and theoretical approaches of models used in this research. In addition to the influence of the antecedent constructs that most influenced the formation of an alliance between universities aimed at structuring an urban innovation ecosystem, which were routines and knowledge sharing, the profile of the universities and the institutional environment in a direct way, and investments in specific relationship assets and complementary resources, being mediated by the profile of the universities. In addition, governance directly influenced the alliance's performance in orchestrating the innovation ecosystem.ALIANÇA ENTRE UNIVERSIDADES COMO IMPULSIONADORA DE ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO ORIENTADO POR DEMANDAS DE DESENVOLVIMENTO LOCALaliança entre universidadesecossistema de inovaçãodesenvolvimento e regionalidadeuniversidade empreendedora e engajadaalliance of universitiesinnovation ecosystemdevelopment and regionalityentrepreneurial and engaged university