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    DAS NECESSIDADES FORMATIVAS AOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NO CONTEXTO DA CRECHE
    (2024-12-09) ALINE RODRIGUES DA SILVA; Prof.ª Dra. Maria de Fatima Ramos de Andrade; Maria de Fatima Ramos de Andrade; Ana Silvia Moço Aparício; Maria da Graça Nicoletti Mizukami
    O presente trabalho tematiza a formação continuada das professoras da Educação Infantil no contexto da creche. Desse modo, partiu-se da seguinte problematização, considerando as diversas tarefas no trabalho docente em creches e a importância de uma educação que valorize o cuidado, a interação e a aprendizagem na primeira infância, surge o questionamento: em que medida as formações continuadas ofertadas as professoras colaboram com a aprendizagem da docência? Como essas formações podem ser reestruturadas para atender as necessidades dos docentes neste segmento? O objetivo geral foi analisar, sob a ótica das professoras, como as necessidades formativas dos docentes que atuam na Educação Infantil, no segmento da creche, são contempladas nos processos de aprendizagem e profissionalização, ocorridos nos espaços de formações e quais as estratégias utilizadas nesses processos de formação. Do ponto de vista metodológico, partiu-se de uma abordagem qualitativa de cunho descritivo-analítico. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e de uma roda de conversa com as participantes. Quanto ao referencial teórico que embasou as análises, partiu-se sobretudo das contribuições de Antônio Nóvoa, Júlia Formosinho, Lee Shulman, Linda Darling-Hammond, Marcelo Garcia, Maria da Graça Mizukami e Paulo Freire, que destacam a necessidade de uma formação contínua e reflexiva, aliando teoria e prática, a fim de atender às demandas específicas do cotidiano escolar. Ademais, considerou-se a visão de desenvolvimento infantil e infância, preconizada por autores como Loris Malaguzzi, Miguel Arroyo, Paulo Focchi, Peter Moss e Willian Corsaro, que enfatizam a Educação Infantil como um espaço de cuidado, interação e aprendizagem. Os dados obtidos revelaram que, embora existam ofertas de formação, muitas delas não contemplam a realidade prática e as necessidades individuais dos docentes. Logo, existe uma demanda por formações mais contextualizadas e colaborativas, que priorizem a escuta ativa e incentivem a construção conjunta de saberes. A partir desses resultados, como produto educacional, propôs-se um curso de formação profissional que considera o desenvolvimento contínuo e colaborativo das professoras, promovendo uma abordagem integrada entre teoria e prática, com vistas a uma Educação Infantil de qualidade.
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