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    O PROGRAMA ENSINO INTEGRAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE SÃO BERNARDO DO CAMPO: BOAS PRÁTICAS ESCOLARES E IDEB
    (2024-08-07) LUÍS LOPES DO NASCIMENTO; Prof. Dr. Marco Wandercil da Silva; Marco Wandercil; Paulo Sérgio Garcia; Edivaldo Cesar Camarotti Martins
    Desde 1930, o ensino integral vem ganhando importante espaço nas produções acadêmicas e na elaboração de políticas públicas educacionais no Brasil. O Programa Ensino Integral do estado de São Paulo, implantado em 2012, é uma proposta que, assim como outras anteriores, busca melhorar a qualidade do ensino nas escolas públicas. Boas práticas escolares no ensino integral podem contribuir para o alcance de bons índices e de metas estabelecidas para as escolas. Nesse contexto, o problema de pesquisa consistiu em compreender qual a relação entre boas práticas e bons índices nas avaliações em larga escala. O presente estudo tem como objetivo geral identificar boas práticas escolares conforme a percepção de professores e gestores de uma escola do Programa Ensino Integral em São Bernardo do Campo. Para tanto, realizou-se uma investigação de natureza qualitativa, cujos dados foram obtidos por meio de um questionário destinado a professores e gestores. O referencial teórico concentrou-se, primordialmente, nas contribuições dos autores Edivaldo Cesar Camarotti Martins, Adolfo Ignacio Calderón, Nigel Brooke, José Francisco Soares e Ana Maria Cavalieri. O trabalho está inserido na linha de pesquisa relacionada à política e à gestão educacional. No percurso investigativo, identificou-se a relação, direta ou indireta, entre boas práticas e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Isso porque a busca por bons resultados nas avaliações em larga escala propõe importantes mobilizações que melhoraram a qualidade do ensino. Logo, é possível compreender e verificar a relevância do Programa Ensino Integral em escolas que lidam com alunos oriundos de contextos de vulnerabilidade social. Nessa seara, merecem destaque as seguintes práticas: tutoria, busca ativa e pedagogia da presença, fatores que, na percepção dos respondentes, colaboram para a melhoria da qualidade da educação, sobretudo das instituições que adotam o Programa em pauta. Como produto educacional, apresentou-se um e-book sobre boas práticas escolares, com o objetivo de ressaltar a importância das boas práticas escolares e sua influência na obtenção de bons índices nas avaliações em larga escala.
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