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    GOVERNANÇA CORPORATIVA EM STARTUPS
    (2024-07-03) Wellington Ferreira de Melo; Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva; Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva; Prof. Dr. Edson Keyso de Miranda Kubo; Prof. Dr. Sérgio F. Crispim; Prof. Dr. Almir Martins Vieira; Prof. Dr. Jardel de Freitas Soares
    A academia ainda não explorou suficientemente como startups podem desenvolver e implementar mecanismos de governança que atendam às exigências legais e dos investidores, sem comprometer sua capacidade de inovação e adaptação rápida ao mercado. A pergunta que traduziu a problemática desta tese: quais são os mecanismos que determinam o sistema de governança corporativa adotado pelas startups no Brasil? Esta produção científica tem como objetivo analisar os mecanismos que determinam o sistema de governança corporativa adotado pelas startups no Brasil. A revisão de literatura sobre governança corporativa abordou desde as teorias originárias e clássicas, caras ao estado da arte da governança, até os conceitos relativos às startups. Os procedimentos foram delineados em pesquisa de natureza qualitativa, exploratória, de pressuposto filosófico ontológico, estrutura interpretativa pragmatismo, a definição da amostra observou a confidencialidade das startups listadas publicamente no programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Dentre os principais resultados, destacam-se a abertura de capital com a entrada de investidores externos e a migração para Sociedade Anônima, resultando na constituição de Conselhos de Administração; a exigência de auditorias externas; o emprego de holdings; o primeiro passo para a internacionalização pela adesão à regulação de outros países; e a opção pelo segredo industrial, em vez de registros de propriedade intelectual ou industrial públicos.
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    VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE JOGOS EDUCACIONAIS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
    (2024-07-03) Daniel Mendes de Carvalho; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Profa. Dra. Rebeca Nunes Guedes de Oliveira; Profa. Dr. Ricardo Figueiredo Pinto
    Esta dissertação explora a relevância dos jogos educacionais na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2017) no contexto educacional brasileiro. O objetivo central é o desenvolvimento e validação de um instrumento de avaliação específico destinado aos jogos educacionais aplicáveis aos anos iniciais do ensino fundamental. O processo de pesquisa abrange a adaptação semântica do referido instrumento, sua implementação em uma escola municipal, análise estatística por meio do software SPSS, destacando atenção e competência como elementos cruciais na avaliação. Os resultados obtidos indicam uma consistência notável na pesquisa, evidenciada pelo valor de Cronbach de 0,70. A média global de 4.5078, juntamente com o Coeficiente de Concordância W de Kendall de 0.154, revela uma diversidade de perspectivas entre os participantes. A análise estatística aponta para a confiabilidade substancial do instrumento, contribuindo significativamente para a compreensão do impacto dos jogos educacionais no processo de ensino e aprendizagem, alinhado às diretrizes da BNCC. Perspectivas futuras envolvem a expansão da amostra, visando uma representação mais abrangente, e uma investigação aprofundada sobre como a disposição das questões pode influenciar o desempenho dos alunos. O desenvolvimento deste jogo educacional, juntamente com o instrumento de avaliação validado, representa um avanço tecnológico significativo, refletindo a aplicação de conhecimentos científicos e técnicos na solução de problemas educacionais e contribuindo para o bem-estar social, conforme os princípios estabelecidos pela CAPES. Esses aprimoramentos visam enriquecer a compreensão do potencial dos jogos educacionais como ferramentas pedagógicas eficazes, alinhadas aos princípios norteadores da BNCC.
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