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    A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A LUDICIDADE NA REDE MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ
    (2023-12-09) Roberta José da Silva; Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá; Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá; Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício; Profa. Dra. Emilia Maria Bezerra Cipriano Castro Sanches
    A presença de práticas lúdicas nos processos de ensino e aprendizagem têm se apresentado como importante recurso para estimular o interesse e participação dos estudantes. Atividades lúdicas dão oportunidade para que as crianças se expressem e se desenvolvam integralmente, é uma importante ferramenta no processo de aprendizagem, podendo torná-la prazerosa e significativa. Para que o docente a contemple em sua prática pedagógica, é necessário ampliar seus conhecimentos acerca das contribuições e possibilidades das atividades lúdicas. Esta dissertação tem como problema de pesquisa investigar quais as relações que os professores do primeiro ano do Ensino Fundamental estabelecem entre a ludicidade e o processo de alfabetização. O seu objetivo é identificar e compreender as relações que o professor estabelece entre sua ação pedagógica e a ludicidade no processo de alfabetização das crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental. Desse modo, pretende-se identificar sua concepção sobre alfabetização e sobre ludicidade, além de como pensam sua prática. Para tal primeiramente buscamos conhecer a trajetória política para alfabetização à partir da Constituição brasileira de 1988, o que inclui o estudo dos Planos Nacional e Municipal, BNCC e o Documento Curricular Municipal da cidade de Santo André. Também nos debruçamos sobre as concepções, métodos e estratégias relacionadas à alfabetização, incluindo a ludicidade neste percurso da pesquisa. A metodologia baseia-se em uma abordagem qualitativa exploratória e, com base em entrevistas com professores do primeiro ano do Ensino Fundamental, categorizados e analisados na perspectiva da análise automatizada de conteúdo, utilizando-se o software Iramuteq. O referencial teórico dialoga com os estudos e pesquisas na área da ludicidade, da alfabetização, do letramento, dos multiletramentos e da formação docente. A análise dos dados revelou que os entrevistados validam a importância da ludicidade e o quanto as crianças se aproximam e se interessam pelo conteúdo compartilhado na perspectiva lúdica, porém os educadores têm dificuldade em inseri-la em sua rotina pedagógica. Nesse sentido, diferentes justificativas foram apresentadas, a fragilidade na formação inicial, o pouco investimento em cursos de formação continuada, os equívocos na compreensão da ludicidade e as possibilidades de inseri-la no processo de alfabetização. Diante disso, com vistas a atenuar as dificuldades conceituais e ampliar o olhar dos docentes para a ludicidade nos fazeres pedagógicos, foram propostas, como produto educacional, diretrizes para a elaboração de uma formação destinada a educadores que atuam no primeiro ano do Ensino Fundamental, buscando qualificar os processos educacionais e a formação continuada dos professores alfabetizadores.
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