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    A EVASÃO ESCOLAR E OS DESAFIOS DA GESTÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ETEC DO ABC PAULISTA
    (2021-11-08) Cláudia Aparecida Siola Fiorotti; Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa; Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Profa. Dra. Sueli Soares dos Santos Batista
    Esta dissertação teve por finalidade estudar a evasão escolar. A temática foi analisada por meio de um estudo de caso realizado em uma das unidades escolares de nível médio e técnico da instituição Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. O objetivo geral foi identificar as principais causas intra e extraescolares que levam os alunos a evadirem-se do Curso Técnico em Administração em uma ETEC do município do ABC Paulista. A questão-problema que conduziu a pesquisa foi: Quais os fatores influenciadores e determinantes da evasão escolar no Curso Técnico em Administração nas Escolas Técnicas do Centro Paula Souza? O referencial teórico pautou-se nas contribuições de Cunha, Koritiake, Manfredi, Mota e Frigotto, Motoyama, e Schwartzman sobre a história do ensino técnico. Vale salientar que as legislações e os documentos oficiais da instituição também contribuíram nesse percurso, assim como os estudos correlatos, considerando ainda os trabalhos de Ball, Dore e Lücher, Lück, Patto e Paro, referentes aos conceitos e causas da evasão escolar, bem como à importância da gestão escolar nesse contexto. Trata- se de um estudo qualitativo que se valeu dos seguintes procedimentos metodológicos para a coleta de dados: análise documental; aplicação de questionários e a realização de um grupo de discussão. Os resultados evidenciaram que as principais causas da evasão declaradas pelos alunos são as extraescolares, tais como: dificuldade de conciliar o trabalho com os estudos; problemas de saúde e pessoais. Já na visão da equipe gestora, as causas intraescolares elencadas foram: descompasso educacional; aulas não motivadoras. Com relação aos fatores extraescolares, destacam-se: problemas financeiros; localização da unidade escolar; ingresso no nível superior; dificuldade de conciliar o horário do curso com o trabalho. Constatou-se que a unidade escolar desenvolve ações orientando o corpo docente sobre as consequências da evasão e sobre o planejamento das aulas, assim como esclarecendo aos alunos a importância do curso para o mercado de trabalho. Por fim, a partir dos achados desta pesquisa, como produto final, serão organizados materiais de conscientização destinados à equipe gestora, em especial à coordenação de curso e professores, por meio da plataforma PADLET. O propósito é subsidiar novas estratégias e ações que a unidade escolar continuará a desenvolver para controlar e amenizar o índice da evasão.
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