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    EDUCAÇÃO BASEADA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: DESAFIOS DO EDUCADOR NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO EM INSTITUIÇÃO DE FORMAÇÃO TÉCNICA
    (2021-08-16) Rodolfo Angelo Correia Gerstenberger; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos Andrade; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Profa. Dra. Marli Amélia Lucas de Oliveira
    O presente trabalho teve como objetivo investigar como os professores do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio, de uma instituição localizada no ABC paulista, desenvolvem o processo avaliativo, abrangendo a construção de critérios, em uma abordagem que tenha como foco o desenvolvimento de competências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo-analítico realizada em uma unidade de nível médio e técnico do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Assim, a questão que norteou a pesquisa foi: Como ocorre o processo de avaliação em uma educação que tenha como foco o desenvolvimento de competências? A fundamentação teórica pautou-se, principalmente, nas contribuições de Perrenoud, Hoffmann e Luckesi sobre avaliação da aprendizagem, bem como nos estudos de Zabala, Arnau e Perrenoud, referentes aos conceitos de competência entendidos em uma perspectiva educacional e profissional. Ademais, documentos oficiais e institucionais também fizeram parte da pesquisa. Como parte do processo de estudo, realizaram-se pesquisa e entrevistas com professores da unidade da instituição de ensino apresentada, utilizando-se, como instrumentos, questionário com perguntas fechadas e abertas e questionário estruturado para as entrevistas. O questionário mostrou-se importante para descrever o perfil dos dezessete docentes respondentes do questionário, bem como apresentar instrumentos e estratégias de ensino utilizadas. Já em relação às entrevistas, realizadas com cinco professores que haviam participado do primeiro questionário, permitiram mapear a importância da formação docente, assim como as concepções de avaliação e a perspectiva de formação por competência presentes em seus processos didáticos. Com a análise dos dados gerados, constatou-se um processo avaliativo que se direciona a um modelo formativo e que se conecta com a formação por competências. No entanto, em alguns momentos, pelas falas dos docentes, verificou-se que o modelo tradicional de formação e avaliação ainda é presente. Vale ressaltar que o estabelecimento de critérios foi realizado tendo as habilidades como referência. O produto resultante da pesquisa tem como objetivo contribuir com os momentos de formação. Trata-se de um conjunto de textos organizado por meio da plataforma Padlet. Os conteúdos a serem abordados são: concepções de avaliação, conceito de competência e as relações entre conceitos de avaliação e o desenvolvimento por competência. Por fim, esta pesquisa propiciou maior conhecimento sobre os processos avaliativos dos docentes e levantou novos questionamentos acerca do uso do sistema de lançamento de menções (indicadores do desenvolvimento e rendimento do aluno), merecendo, assim, contínuos estudos relacionados ao processo de formação e avaliação com foco na abordagem por competência.
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