Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Data

Navegando por Data de Publicação, começando com "2019-06-14"

Filtrar resultados por ano ou mês
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS PARA A GESTÃO ESCOLAR
    (2019-06-14) Cleidson Pereira Gonçalves; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Estéfano Vizconde Veraszto
    A evasão escolar representa um grande desafio para a gestão escolar, isso porque o abandono escolar perpassa por inúmeras causas, ou seja, questões tanto socioeconômicas como culturais e geográficas, além de fatores didático-pedagógicas. Nesse sentido, as ações propostas pelas instituições de ensino com vias a minimizar a evasão escolar têm-se mostrado, mais efetivas que quaisquer programas governamentais. Baseado nessa perspectiva, esse trabalho tem o objetivo de compreender a problemática da evasão escolar, bem como analisar e discutir as ações do Plano de gestão das escolas abordadas afim de propor um plano de ação estratégico ancorado nas ações que obtiveram sucesso escolar. A abordagem da pesquisa foi à qualitativa e o método utilizado, consistiu em análise documental dos Planos de gestão das escolas e realização de entrevistas com roteiro, semiestruturado com gestores de escolas do Ensino médio. A coleta de dados foi realizada em três escolas com baixos índices de evasão escolar e quatro escolas, com altos índices de evasão escolar. Os dados coletados por meio das entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo. Resultados esses investigados por meio da literatura que discorre sobre o tema. Por meio dessa pesquisa evidenciou-se como principais motivos para evasão escolar: o ingresso no mercado de trabalho por vontade própria do aluno ou por necessidade de auxiliar na subsistência familiar; falta de motivação do aluno dado a infraestrutura da escola; ausência de aulas diversificadas; salas com mínimo conforto e protagonismo do professor ou/e da família. Diante desse contexto, o estudo propôs para promoção de melhorias quanto a redução do abandono escolar um Produto educacional, denominado "Planejamento estratégico em prol da diminuição da evasão escolar". Nesse sentido, destaca-se que não se pretende esgotar o tema, mas delinear novos caminhos para melhoria da construção do saber no Ensino médio.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais