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    UM ESTUDO DA PERCEPÇÃO DOS GESTORES SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NAS PRÉ-ESCOLAS MUNICIPAIS DE SANTO ANDRÉ
    (2019-01-08) Gisele da Silva Soares; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. PAULO SERGIO GARCIA; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Maria da Graça Nicoletti Mizukami
    Há uma grande discussão, recorrente há décadas, sobre a qualidade da educação no Brasil. Esta temática envolve um conceito subjetivo, polissêmico, multidimensional, determinado pelo momento histórico e social que se inter-relaciona com a educação e seus fatores intra e extraescolares. Este estudo visa entender, na percepção dos gestores, que políticas educacionais e ações escolares podem promover a qualidade na pré-escola? Esta pesquisa se caracteriza por um estudo qualitativo, com o objetivo exploratório. Para a concretização dos objetivos propostos, foram utilizadas, como técnica de coleta dos dados, entrevistas semiestruturadas com 20 diretores das escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Santo André. Esta presente pesquisa foi dividida em duas fases, a primeira, trata da revisão da literatura, e a segunda, refere-se às entrevistas que coletaram informações sobre o perfil dos diretores e a percepção dos mesmos sobre as dificuldades e desafios em promover a qualidade nas escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental da cidade. Os resultados obtidos se dividiram em 4 categorias, Fatores Pedagógicos, de Infraestrutura, Humanos e das Políticas Públicas, demonstraram que a busca pela qualidade do atendimento na educação envolve questões muito amplas que se interligam e têm como base as políticas públicas, financeiras, de recursos humanos, recursos de infraestrutura, segurança, práticas educacionais, formação dos profissionais envolvidos, participação das famílias, entre outros. Os resultados possibilitaram também o desenvolvimento de um plano de formação com o objetivo de auxiliar na condução da gestão escolar, ampliar a formação dos gestores, fortalecendo a qualidade do atendimento. Este presente estudo apresenta dados empíricos que podem contribuir efetivamente com a qualidade das pré-escolas, nas discussões no contexto das universidades, de formação inicial e continuada, no contexto das secretarias e diretorias de ensino, no cenário das escolas em geral e principalmente ampliar os debates sobre o tema qualidade da educação no Brasil.
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