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    SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UMA PROPOSTA PARA AS INTERAÇÕES DE APRENDIZAGENS DA LÍNGUA INGLESA
    (2018-08-28) Camila Vieira Cassiano; Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá; Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá; Profa. Dra. Ana Silvia Moço Aparício; Prof. Dr. Marcelo Furlin
    O presente estudo tem como objetivo apresentar caminhos alternativos para o processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa na escola pública. O ensino do idioma estrangeiro nos anos finais do Ensino Fundamental, ainda encontra impasses no cotidiano escolar e, sob este cenário, o estudo buscou possíveis condições contribuintes à aprendizagem significativa dos estudantes, por meio da aplicação e análise de uma sequência didática. Por este ângulo, o objetivo geral foi identificar o processo de aprendizagem da língua inglesa dos discentes do 7º ano, a fim de elaborar uma sequência didática capaz de propiciar uma aprendizagem significativa da língua inglesa. Aos objetivos específicos, pretendeu-se estabelecer uma relação entre os procedimentos didáticos e metodológicos da língua estrangeira, envolvendo as habilidades orais, auditivas, escritas e compreensão com a práxis docente, diante das dificuldades e pretensões dos estudantes para a aprendizagem do idioma e, posteriormente, identificar qual o efeito ocasionado pela sequência didática à validação do produto. Desta maneira, como um estudo de cunho qualitativo, foram realizadas, inicialmente, entrevistas a priori, por meio do grupo focal que contribuiu com o levantamento de elementos essenciais à construção da sequência didática. Para mais, o grupo focal também auxiliou com a validação final nas nvestigações a posteriori. Já a aplicação em campo foi sucedida pelo grupo integral do 7º ano de uma instituição pública, localizada na região centro-sul de São Paulo. A sequência didática foi analisada pelos conceitos da Engenharia Didática (ARTIGUE, 1998), como metodologia do estudo, sob a investigação da prática e pesquisa no cotidiano escolar. Como resultados, o estudo revelou que é possível fornecer a aprendizagem significativa quando há o engajamento dos conceitos didáticos/pedagógicos e metodológicos para a elaboração da prática docente, sendo desejável contemplar o contexto da aprendizagem dos estudantes, em prol da construção social no desenvolvimento cognitivo. Assim, encontrou-se como perspectiva os conceitos das situações didáticas (BROUSSEAU, 2008), vinculado à teoria sociointeracionista (VYGOTSKY, 2007), como oportunidade de transformação, juntamente aos obstáculos presentes no cotidiano escolar, oportunizando o protagonismo, a valorização e a criticidade em cada situação de aprendizagem integrada no cotidiano escolar. Ademais, a proposta do estudo proporcionou a autonomia docente e discente em sala de aula, valorizando a oferta de ensino da língua inglesa na escola pública. Também possibilitou a aproximação entre a teoria e a prática diante da postura investigativa docente, além de revelar a grande importância das relações estabelecidas entre os sujeitos e os conteúdos à aprendizagem significativa do idioma.
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