Navegando por Data de Publicação, começando com "2013-05-12"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item COMUNICAÇÃO VISUAL DE EMBALAGEM PARA PRODUTOS ALIMENTÍCIOS ORGÂNICOS(2013-05-12) Luiz Gustavo Rodrigues; Prof. Dr. João Batista Freitas Cardoso; Prof. Dr. João Batista Freitas Cardoso; Prof. Dr. Roberto Elísio dos Santos; Prof. Dr. Antonio Roberto Chiachiri FilhoAtualmente, uma grande quantidade de novas embalagens invade as prateleiras no mercado com especificidades e valores exclusivos, levando o consumidor a se deparar com uma extensa gama de opções à sua disposição. Diante dessa ampla oferta, a embalagem precisa comunicar o produto que contém de maneira eficiente para conquistar e informar o consumidor, cumprindo assim sua função mercadológica. Por outro lado, o consumidor precisa ter habilidade suficiente para identificar o produto que procura. Frente a esse panorama, a estratégia de comunicação visual das embalagens deve ser profundamente estudada. Um dos segmentos que mais cresce no Brasil, e que exige um estudo maior sobre as estratégias de comunicação no que se refere às embalagens, é o setor de alimentos orgânicos. O objetivo desta pesquisa é identificar a relação entre os elementos visuais presentes nas embalagens de produtos alimentícios orgânicos para compreender de que maneira esse tipo específico de produto é comunicado. Pretende-se também verificar a existência de elementos que caracterizam a linguagem visual no segmento de produtos orgânicos que definem um padrão específico que diferencie a categoria de outros produtos convencionais. A pesquisa partiu da compreensão dos elementos visuais da comunicação por meio da análise dos signos presentes nas embalagens e que mensagens estão aptas a produzir. As análises utilizaram os conceitos da semiótica como base, assim como a teoria geral dos signos de Charles S. Pierce.Item A COMUNICAÇÃO CONECTADA AO USO DE NOVAS MÍDIAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL(2013-05-12) Soraya Jamilah Hanna; Prof. Dr. Arquimedes Pessoni; Profa. Dra. Monica Martinez; Prof. Dr. Elias Goulart; Prof. Dr. Arquimedes PessoniEste trabalho buscou responder, segundo os conteúdos aqui apurados, a questão sobre como o uso das novas mídias, no contexto educacional, tem sido aplicado e quais são as experiências positivas e negativas no uso destes recursos tecnológicos. O objetivo geral é analisar como o uso das novas mídias vem sendo estudado pelos acadêmicos da área de ciências sociais aplicadas e os objetivos específicos pretendem verificar os trabalhos e tipos de pesquisas que estão sendo realizados com foco nesta temática e entender, por meio destes trabalhos, a forma como tem sido adotado o uso destes novos recursos midiáticos frente ao contexto educacional. Esta apuração foi realizada tendo como objeto de estudo o conteúdo do Portal do Periódico da Capes, com base nas palavras-chave: Communication, Education, New Media (Comunicação, Educação e Novas Mídias) dos últimos cinco anos. Foram utilizadas as metodologias de pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo. Entre os resultados foi observado que o uso das novas mídias é retratado pelos pesquisadores como sendo diversificado, visto que envolve constante inovação, aliado aos formatos e conteúdos dos canais e, multidirecional, o que reforça a ausência de política no âmbito educacional, espaço que a discussão avança para regulamentos e modelos de uso dos meios comunicacionais pelas novas mídias, porém ainda com resultados não conclusivos. Do ponto de vista cultural, a adesão é expressiva, dado os movimentos cívicos, que revelam um novo comportamento social e integrador, em que o diálogo incorpora novas formas de expressão com característica mais ativa e colaborativa.