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    A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA CRIANÇA EM ANÚNCIOS DE MODA NA REVISTA VOGUE KIDS BRASIL
    (2012-06-18) Rosângela Gisoldi Orlandi; Prof. Dr. Gino Giacomini Filho; Profª. Dra. Márcia Perencin Tondato; Profª. Dra. Priscila Ferreira Perazzo; Prof. Dr. Gino Giacomini Filho
    Tanto a publicidade como a moda têm como características inerentes a inovação. Inovam em meios, inovam em linguagem, inovam em estética e na tentativa de sempre se superar, em pequenos e grandes detalhes, acabam por criar modelos expostos em representações que retratam um mundo quase irreal, mas que se colocam como um padrão ideal. Nesse contexto, a publicidade, no seu papel de modular padrões que encontrem identificação direta com o consumidor, torna-se algumas vezes, irresponsável. As crianças, que nos últimos séculos passaram por profundas transformações a respeito de sua atuação no seio familiar, hoje se configuram como atores sociais expressivos, inclusive nos aspectos que envolvem o consumo. Observa-se que a moda, antes produzida e difundida com foco em adultos, descobre o potencial do público infantil e se esmera em tornar-se presente na vida das crianças. Assim, a publicidade, a serviço de seus anunciantes, apresenta a criança em diversas representações sociais. O presente estudo identifica e analisa a representação social das crianças nos anúncios de moda veiculados na revista Vogue Kids Brasil, suporte midiático privilegiado para o lançamento de campanhas publicitárias, tendo como instrumento de pesquisa a análise de conteúdo, em que faz uso da técnica quantitativa e qualitativa. O trabalho mostrou, tanto por meio do referencial teórico como na pesquisa documental com anúncios, que há diferentes tipologias infantis na sociedade atual e na publicidade, porém, nesta última, a criança adultizada ocupa espaço privilegiado.
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